Calendário de eventos

2019

Setembro
09 A 11
SET
XVI Simpósio de Geologia do Centro-Oeste
Cuiabá
23 A 25
SET
16º Simpósio de Geologia da Amazônia 
Manaus
30 SET A
03 OUT
Large Meteorite Impacts and Planetary Evolution VI 
Brasília – DF – University of Brasília
Outubro
14 A 19
OUT
V Simpósio Brasileiro de Patrimônio Geológico 
Crato – Ceará – Universidade Regional do Cariri (URCA)
20 A 23
OUT
16º Geosudeste 
Campinas – Centro de Convenções UNICAMP
Novembro
11 A 15
NOV
XXVIII Simpósio de Geologia do Nordeste e IV Simpósio Sobre o Cráton do São Francisco
Aracaju – Hotel DELLMAR

2020

Outubro
11 A 15
OUT
50º Congresso Brasileiro de Geologia – 50CBG
Brasília – Centro de Convenções Ulysses Guimarães – CCUG

Inscrições abertas para o Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências

Brasília, 21 de janeiro de 2019.

Temas multidisciplinares ligados ao desenvolvimento tecnológico do Brasil nos setores de petróleo, gás, mineração, planejamento territorial, desastres naturais, meio ambiente, inovação, empreendedorismo, exercício profissional e ensino vão estar em debate no Congresso Brasileiro de Profissionais das Geociências – ProGEO, entre 14 e 17 de maio próximo, em São Paulo.

Acesse www.febrageo.org.br/progeo2019 e confira a programação geral e a agenda dos minicursos, mesas-redondas e da Expo ProGEO. Aproveite o desconto concedido para as inscrições feitas até 31 de janeiro.

Os interessados em submeter trabalhos técnico-científicos têm até 20 de fevereiro. Tudo é feito pelo  site oficial. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: progeo@officeeventos.com.br

Diálogo e valorização profissional

Organizado pelo Federação Brasileira de Geólogos – Febrageo e com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, a agenda tem a proposta de congregar geólogos e engenheiros geólogos, geógrafos, meteorologistas, geofísicos, oceanógrafos, engenheiros, agrônomos, com empresários, pesquisadores, docentes e estudantes que desenvolvem atividades profissionais, pesquisa, ensino e inovação em Geociências, como explica o presidente da entidade nacional ligada ao Sistema Confea/Crea. “A ideia é promover integração entre os profissionais das Geociências e os da Engenharia, em discussões acerca de temas técnicos e políticos, de modo a fortalecer a valorização profissional tanto no mercado de trabalho quanto dentro do governo”, afirma o geol. e titular da Febrageo, Fábio Reis.

Serão quatro dias de atividades técnico-científicas com a participação de representantes do setor profissional de empresas públicas e privadas, órgãos federais e estaduais, pesquisadores e conselheiros do Confea e dos Creas. “A expectativa é de haja uma ação conjunta e que ao final da agenda seja divulgado um documento, a carta do congresso, a ser encaminhado para o Sistema Confea/Crea, para discussão nas câmaras especializadas e no Colégio de Entidades Nacionais; assim como também será enviado ao Congresso Nacional”, adianta Reis sinalizando que estão previstos na pauta debates sobre projetos de lei que impactam os setores relacionados à área tecnológica.

“Vamos falar, por exemplo, da necessidade de uma política específica sobre aquíferos, águas subterrâneas; assim como iremos destacar a importância do diálogo técnico entre profissionais do Sistema e agências reguladoras, como a de Mineração [criada em 2017 e instalada em 2018, em substituição ao Departamento Nacional de Produção Mineral, que foi extinto pelo novo marco regulatório da mineração]”, comenta o presidente da Febrageo ao demonstrar preocupação com a escassa presença de profissionais do setor nas tomadas de decisão do governo.

Julianna Curado
Com informações da organização do congresso
Equipe de Comunicação do Confea

Fonte: http://www.confea.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=23270&sid=10#

Calendário de eventos

Fonte: SBG

2019

Maio
26 A 29
MAI
XVII SNET e XI Sulbrasileiro de Geologia
Bento Gonçalves – Centro de Convenções Dall’Onder
Setembro
23 A 25
SET
16º Simpósio de Geologia da Amazônia
Manaus
Outubro
20 A 23
OUT
16º Geosudeste
Campinas – Centro de Convenções UNICAMP
Novembro
11 A 15
NOV
XXVIII Simpósio de Geologia do Nordeste e IV Simpósio Sobre o Cráton do São Francisco
Aracaju – Hotel DELLMAR

2020

Outubro
11 A 16
OUT
50º Congresso Brasileiro de Geologia – 50CBG
Brasília – Centro de Convenções Ulysses Guimarães – CCUG