Paleontólogo amador encontra dentes de megatubarão pré-histórico

Paleontólogo amador encontra dentes de megatubarão pré-histórico

August 9, 2018

Revista Galileu

Durante um passeio na praia, Phillip Mullaly descobriu dentes de espécie que viveu há mais de 25 milhões de anos

Parece o começo de um filme de ficção científica, mas é real: um paleontólogo amador encontrou dentes de um tubarão gigante pré-histórico.

Philip Mullaly estava passeando no litoral de Melbourne, na Austrália, com o objetivo de encontrar fósseis. Apaixonado por esse tipo de descoberta, ele viajou ao local porque sabia que a região é famosa por abrigar restos de criaturas do passado.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

“Eu estava andando pela praia a procura de fósseis quando me virei e vi algo brilhante em uma rocha. Logo me dei conta de que era um quarto de dente exposto”, disse ele no anúncio da descoberta. “Imediatamente fiquei empolgado. Foi perfeito porque eu sabia que era uma descoberta importante que merecia ser compartilhada com as pessoas.”

Ao entrar em contato com o Museu de Victoria, o paleontólogo amador recebeu a ajuda de Erich Fitzgerald, curador sênior de paleontologia vertebrada da instituição, que confirmou a descoberta. Segundo o especialista, os dentes, que têm cerca de sete centímetros de comprimento, pertenceram a animais da espécie Carcharocles angustidens, que viveram há mais de 25 milhões de anos.

Com a ajuda do profissional e outros paleontólogos e voluntários, Mullaly conduziu duas expedições de escavação no local da descoberta, encontrando mais de 40 dentes dos megatubarões e outras espécies menores que existem até hoje.

Os Carcharocles angustidens podiam ter mais de nove metros de comprimento e se alimentavam de baleias e pinguins. “Esses dentes têm importância internacional, pois representam um dos três grupos de dentes da espécie encontrados ao redor do mundo, além de ser o primeiro a ser descoberto na Austrália”, explicou Fitzgerald.

De acordo com o curador, a descoberta também mostra que a região australiana tem uma tradição histórica de receber e ser habitada por tubarões, mostrando o quanto a natureza permanece consistente mesmo com todas as mudanças que ocorrem no mundo com o tempo.

Parceria: www.geologou.com

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn