Programa de capacitação técnica para pesquisa em bacias sedimentares

Bacia

Programa de capacitação técnica para pesquisa em bacias sedimentares

 

Com o objetivo de aprofundar estudos de áreas sedimentares, o Serviço Geológico do Brasil (SGB), por meio do Departamento de Geologia (DEGEO) e da Divisão de Bacias Sedimentares (DIBASE), promove um programa de treinamento e capacitação técnico dirigido aos colaboradores da instituição.

 

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

De acordo com Cleide Moura, chefe da DIBASE, este programa é estruturado em trilhas de aprendizado destinadas a serem implementadas, tanto na condução de projetos, quanto no processo de formação e fortalecimento do conhecimento dos especialistas envolvidos.

 

“Para tal empreitada, a Diretoria de Geologia e Recursos Minerais (DGM) mobiliza um corpo de especialistas em bacias sedimentares, com a especificidade de cada tema abordado. Além disso, está em curso a articulação de parcerias estratégicas com universidades e com a Petrobras, visando enriquecer o programa”, informou.

A partir de uma análise das necessidades de treinamento e capacitação das equipes do SGB, foram traçadas duas principais trilhas de conhecimento:

 

  • Treinamento para nivelamento de conhecimento: focado no desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a atuação nos projetos, abrangendo temas como tectônica de bacias, sistemas e ambientes deposicionais, paleontologia aplicada ao mapeamento geológico, geoquímica de rochas sedimentares e geoquímica isotópica.

 

  • Capacitação e formação de especialistas: direcionada aos colaboradores que possuem uma base de conhecimento na área, visa a especialização e a atuação como consultores em fases mais avançadas dos projetos, bem como a formação de instrutores que darão continuidade ao processo de capacitação das As áreas de enfoque atual incluem estratigrafia de sequências, sismoestratigrafia e processamento de dados sísmicos.

 

O pontapé inicial do programa é o treinamento em Tectônica de Bacias, que ocorre de 1a 12 de abril, ministrado pelo Henrique Zerfass, em parceria com a Petrobras, beneficiando 83 colaboradores de diversas áreas da DGM.

 

Em sequência, serão oferecidos cursos sobre Sistemas Deposicionais e Paleontologia Aplicada ao Mapeamento Geológico, liderados por especialistas renomados. A meta para este primeiro semestre é capacitar aproximadamente 180 colaboradores.

 

Para o segundo semestre, o foco é expandir para incluir treinamentos em geoquímica de rochas sedimentares, geoquímica isotópica e capacitação avançada em estratigrafia de sequências e sismoestratigrafia, consolidando o compromisso da DGM com a excelência técnica e o desenvolvimento contínuo de seus profissionais.

Fonte: Serviço Geológico do Brasil

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn