Pesquisadores encontram água na Grande Mancha Vermelha de Júpiter

Pesquisadores encontram água na Grande Mancha Vermelha de Júpiter

September 4, 2018

Revista Galileu

Planeta pode ser dividido em três camadas, sendo que a primeira tem água gelada e líquida

Astrônomos descobriram a presença de água e monóxido de carbono em Júpiter, por meio de observações de químicos e elementos no planeta, feitas pela sonda Juno.

A pesquisa, publicada no periódico Astronomical Journal, analisou por infravermelho as nuvens da Grande Mancha Vermelha de Júpiter. A descoberta de moléculas de oxigênio coincide com estudos anteriores que sugeriam água no planeta.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

“As luas que orbitam Júpiter são, em sua maior parte, gelo de água, então toda a vizinhança tem água em abundância”, disse em comunicado Gordon Bjoraker, do Goddard Space Flight Center, da NASA.

Os pesquisadores acreditam que a atmosfera de Júpiter tem uma camada base de água gelada e água líquida, uma camada intermediária de amônia e enxofre, e uma parte superior de amônia.

Segundo o portal IFL Science, os estudiosos precisam testar a nova descoberta em outras partes do planeta gasoso. Se a abordagem de Bjoraker estiver correta, pode ser aplicada à outros planetas do Sistema Solar.

“A abundância de água de Júpiter nos dirá como o planeta gigante se formou, mas somente se pudermos descobrir quanta água existe em todo o planeta”, falou Steven M. Levin, cientista do projeto Juno no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, na Califórnia.

Parceria: www.geologou.com

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn