A origem (sobrenatural) da Ponte de Adão

Ponte1

A Ponte de Adão, ou Ram Setu, é um lugar sagrado para os hindus. Referido na mitologia hindu e também nos primeiros textos islâmicos, é uma ponte de terra supostamente atravessável entre o Sri Lanka e o subcontinente indiano. Os primeiros textos muçulmanos afirmam que a ponte foi construída para permitir que Adão atravessasse para a Índia e assim escapasse da ilha onde ele caiu na terra após sua expulsão do Jardim do Éden.

No entanto, para os hindus, é uma estrutura artificial, uma conquista sobre-humana, como o Discovery Channel a chamou, construída por um deus. Há muitas evidências de que esta era de fato uma ponte de terra sobre o estreito entre o Sri Lanka e a Índia no passado geológico recente. Poderia ter sido construído pela mão de algo mais do que o homem?

Ram Setu

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

Na mitologia hindu, o livro Ramayana conta que o Senhor Rama, o ser supremo, construiu esta ponte com o propósito de derrotar o malvado Rei Demônio Ravana. O malvado rei mantinha a esposa de Rama, Sita, em sua fortaleza na ilha de Lanka (da qual o Sri Lanka foi nomeado), inatacável do outro lado do mar.

O exército de macacos de Rama, criaturas mitológicas da floresta leais ao seu rei, ajudaram Rama a construir uma grande ponte de terra que levava à fortaleza onde Sita estava presa. As criaturas semelhantes a macacos , conhecidas como Varana, ajudaram Rama a tomar a fortaleza e derrotar Ravana.

Os hindus acreditam que a ponte sobrevive até hoje e, de fato, existe uma cadeia de bancos de calcário situada entre Tamil Nadu e a Ilha Pamban . O comprimento total desta ponte é de cerca de 48 km (30 milhas), correndo entre o Estreito de Palk e o Golfo de Mannar, na costa sudeste da Índia.

Dependendo do clima, algumas das áreas sobre esta ponte podem subir totalmente acima das ondas, e o mar dentro desse trecho não excede 3 pés (1 metro) de profundidade. A existência desta ponte atravessável entre as duas massas de terra, estendendo-se através do oceano profundo de ambos os lados, parece quase impossível de acreditar.

Os navios não podem navegar por este trecho, pois se danificariam nas águas rasas, sendo forçados a traçar um curso mais amplo ou correr o risco de encalhar. E, de fato, a ponte era aparentemente ainda mais alta em um passado relativamente recente, com registros do século XV observando que a calçada era facilmente transitável. Mas com o passar do tempo e as tempestades, a passagem se aprofundou e as pedras afundaram no oceano.

Os processos que levaram à formação da Ponte de Adão ainda são pouco compreendidos (THK / CC BY-SA 3.0 )

Os primeiros registros da ponte de terra vêm a oeste do livro do geógrafo persa Khordabeh, The Book of Roads and Kingdoms , escrito por volta de 850 dC. O livro refere-se a esta ponte como a Ponte dos Mares ou o “Set Bandhai”. O nome mais familiar vem muito mais tarde, com o mapa mais antigo que se refere a ele como “Ponte de Adão” vindo de um cartógrafo britânico por volta do ano de 1804.

A Origem da Ponte de Adão

O nome Ponte de Adão, como usado no mapa britânico, vem dos textos islâmicos que se referem ao mito da criação de Adão e Eva . nesses textos, após sua expulsão do paraíso, Adão caiu na terra no que é conhecido como Pico de Adão no Sri Lanka. De lá, seguiu para a Índia.

Mas as histórias são vagas e contraditórias, com alguns dizendo que Adam atravessou a ponte para chegar ao Sri Lanka e não à Índia. Em alguns dos livros e histórias, você também descobrirá que Adão foi expulso do céu e pousou diretamente na ponte. Nessas histórias, ele caiu com tanta força que perturbou as pedras no fundo do oceano, criando a ponte.

A disputa entre a crença hindu, a crença islâmica e a explicação geológica continuou por grande parte da história da Índia e do Sri Lanka. Finalmente, no século XIX, duas teorias predominantes vieram à tona sobre a formação dessa estrutura.

Um disse que esta ponte pode ter sido formada devido ao acúmulo de sedimentos no canal estreito levando ao bloqueio da passagem. A segunda teoria afirmava que, em vez disso, o Sri Lanka pode ter sido parte do continente indiano no passado, antes de se separar lentamente.

Ainda hoje, com nossa compreensão moderna da ação tectônica e geologia sedimentar, não está claro o que causou a formação da ponte. A série de prateleiras de calcário que se estendem pela massa de terra pode ter sido causada por vários processos teóricos, mas a causa inicial da estrutura que levou aos acréscimos posteriores ainda não está clara.

A idade desta ponte é calculada pelos especialistas de hoje em no máximo 125.000 anos. Embora fora do âmbito da geologia, esta idade obviamente não coincide com a idade da ponte mencionada no Ramayana .

Bharathidasan University Professor of Eminence SM Ramasamy realizou um teste no entanto em 2003. Ele concluiu que a ponte havia sido formada devido a uma mudança nas correntes oceânicas que ocorreu cerca de 3.500 anos atrás. Isso é da era do Ramayana e para muitos forneceu a prova para a lenda que eles precisavam.

Ponte de Adão do ar (PlaneMad / CC BY-SA 2.5 )

Esses estudos concluíram, com base na idade das formações de corais que compõem parcialmente a ponte, que o trecho que se elevou acima das ondas é relativamente recente. No entanto, o coral parece ter se formado em sedimentos muito mais antigos que formam uma cordilheira submarina.

Um ex-diretor do Serviço Geológico da Índia, S. Badrinarayanan, afirmou que a formação natural de tal estrutura não é possível. Ele justificou sua afirmação afirmando a presença de areias soltas sob a camada de coral em todo o trecho.

Os corais geralmente se formam sobre as rochas e não sobre as camadas de areia, pois precisam de terra firme para aderir. Para o coral ser encontrado aqui é, portanto, inesperado e inexplicável

Um mistério geológico com uma resposta mitológica

A crença hindu de que esta ponte foi construída pelo Senhor Rama permanece forte até hoje. A proposta do governo indiano de dragar a ponte para criar um canal de navegação conhecido como Sethusamudram em 2001 encontrou forte oposição hindu, forçando o governo a recuar.

Quem sabe que nova compreensão da ponte, ou sua formação, virá à tona no futuro. Talvez, à medida que nossa compreensão do nosso planeta e dos processos naturais se torne mais sofisticada, respostas sobre o que causou a criação da ponte surgirão do mundo natural.

Mas até lá, se você estiver procurando uma resposta para o mistério da Ponte de Adão, basta perguntar a um hindu e eles saberão lhe dizer.

Imagem superior: Lord Rama ordena ao Varana que construa a ponte de terra para chegar à fortaleza Lanka. Fonte: Mrneutrino / CC BY-SA 3.0 .

Por Bipin Dimri

Referências

Kaur, S, 2017. Sensational Science Show afirma que Ram Setu é feito pelo homem . Disponível em: https://www.newsclick.in/sensationalist-science-show-claims-ram-setu-man-made  – Surangya Kaur

Wikipedia, 2022. A Ponte de Adão. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Adam%27s_Bridge

Bhalla, R, 2022. As Pedras Flutuantes em Rameshwaram – Ponte de Adão . Disponível em: https://www.adotrip.com/blog/the-floating-stones-of-rameshwaram-adams-bridge

Chadwick, I, 2014. Desmascarando a Ponte Adam . Disponível em: http://ianchadwick.com/blog/debunking-the-adam-bridge/

Sri Lanka Travel, 2022. Ponte de Adão – A Ponte Mítica sobre o Oceano . Disponível em:

https://www.srilanka.travel/adam’s-bridge

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn