Anglo deve retomar Minas-Rio até dezembro após vazamento em mineroduto

Anglo deve retomar Minas-Rio até dezembro após vazamento em mineroduto

(Reuters) – A Anglo American deve reiniciar as operações em sua mina de minério de ferro Minas-Rio em novembro ou dezembro, e um aumento planejado de produção para 26,5 milhões de toneladas por ano deverá ser alcançado em 2021, disse o CEO da mineradora no Brasil nesta terça-feira. A empresa interrompeu a produção no Minas-Rio após dois vazamentos em março no mineroduto de mais de 500 quilômetros que canaliza a polpa de minério de ferro de Minas Gerais para um porto no Estado do Rio de Janeiro.

A empresa inspecionou o mineroduto de abril a outubro e está trabalhando para trocar cerca de quatro quilômetros de dutos por causa da descoberta de rachaduras na soldagem.

“Devemos terminar a substituição em novembro. Então, tudo está no caminho certo para as operações de retomada no quarto trimestre. Pode ser em novembro ou dezembro”, disse à Reuters o CEO da Anglo American no Brasil, Ruben Fernandes, durante uma conferência sobre commodities no Rio de Janeiro.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

Comprado no auge do boom de commodities há uma década, por 5,5 bilhões de dólares, o Minas-Rio é o maior projeto em desenvolvimento da Anglo American.

A mineradora contava anteriormente que o Minas-Rio produzisse 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro até 2016. Como o projeto sofreu atrasos, uma meta de produção de 24 milhões a 26,5 milhões de toneladas havia sofrido alteração anteriormente para ser alcançada em 2020.

A empresa conquistou duas importantes licenças para aumentar a produção em janeiro, mas agora espera receber a principal licença de operação em maio de 2019. Isso significa que a produção deve atingir o tão esperado objetivo de 26,5 milhões de toneladas em 2021.

“Seria por volta de 2021. Não é uma data muito firme porque depende do desempenho da unidade”, disse Fernandes, acrescentando que a produção deve atingir o ritmo esperado até o final de 2020.

Fernandes reiterou a estimativa anterior da Anglo American de um impacto de 300 milhões a 400 milhões de dólares nos lucros devido aos vazamentos deste ano.

Em junho, a Reuters informou que a Anglo American havia suspendido um contrato anual de quase 1 bilhão de dólares para fornecer minério de ferro à Bahrain Steel, declarando força maior em abril, após os vazamentos.

Na época, a Anglo American se recusou a comentar.

Nesta terça-feira, Fernandes reconheceu que as duas empresas já estavam em arbitragem para renegociar o contrato antes da declaração de força maior após os vazamentos.

Ele descreveu as conversas como amigáveis, observando que elas incluem questões como volume e qualidade, além do incidente.

“Sem dúvida, eles são um excelente cliente”, disse ele sobre a empresa sediada no Golfo. “Não há razão para não chegarmos a um acordo de longo prazo com eles.”

Fernandes disse que a Anglo também estava em arbitragem com a Ferroport, uma joint venture que tem com a operadora portuária a Prumo Logística, depois de declarar força maior naquele contrato também.

A Bahrain Steel e a Prumo não responderam imediatamente pedidos de comentário.

Fonte: Reuters

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn