ANM lança painel sobre distribuição da mineração no Brasil

Min

ANM lança painel sobre distribuição da mineração no Brasil

A Agência Nacional de Mineração (ANM), por meio da Coordenação de Geoinformação Mineral (COGEO), lançou o painel “Distribuição da Mineração no Brasil”. O objetivo do recurso é proporcionar uma visão detalhada sobre a atividade minerária no país, permitindo que a sociedade e os agentes regulados acessem informações de maneira ágil e interativa. Com a nova plataforma, dados sobre processos minerários podem ser visualizados de forma georreferenciada, possibilitando análises mais precisas sobre a ocupação territorial pela mineração.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

Para o Diretor-Geral da ANM, Mauro Sousa, a iniciativa representa um avanço na forma como as informações sobre mineração são disponibilizadas. Ele ressalta que o desenvolvimento do painel envolveu especialistas da Agência com a intenção de criar um ambiente acessível e dinâmico, refletindo com fidelidade a situação dos processos regulatórios. Segundo Sousa, a possibilidade de cruzar diferentes camadas de dados amplia as formas de consulta e permite que os interessados avaliem cenários específicos de acordo com suas necessidades.

O painel reúne filtros que possibilitam consultas detalhadas sobre a extensão da mineração no território nacional. É possível verificar, por exemplo, onde se localizam os processos minerários em fase de lavra, qual área ocupam e como estão distribuídos pelo país. Além disso, usuários podem explorar dados sobre autorizações de pesquisa, identificar a quantidade de processos ativos em estados específicos e acompanhar a evolução das solicitações ao longo dos anos.

Complementando o Sistema de Informações Geográficas da Mineração (Sigmine), a nova plataforma oferece recursos voltados à análise espacial, ao planejamento territorial e ao acompanhamento da atividade minerária no Brasil. A possibilidade de obter respostas rápidas sobre a distribuição da mineração contribui para maior transparência e para a ampliação do acesso público às informações setoriais, fortalecendo o acompanhamento da gestão mineral no país.

Confira AQUI o painel.

Com informações da ANM

Fonte: Geocracia.com

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn