ARRECADAÇÃO DE CANAÃ DOS CARAJÁS CRESCEU 34 VEZES COM S11D DA VALE

CANAÃ

ARRECADAÇÃO DE CANAÃ DOS CARAJÁS CRESCEU 34 VEZES COM S11D DA VALE

A arrecadação de Canaã dos Carajás (PA) aumentou 34 vezes com os royalties minerais provenientes do Complexo S11D (Serra Sul Carajás) da Vale, que iniciou suas operações no local em 2016.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

Há quatro anos, data de inauguração do complexo, o município recolhia R$ 18,7 milhões da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) oriundos da operação da unidade de cobre na mina do Sossego, também da Vale. Com o início das operações de minério de ferro, a arrecadação municipal somou, conforme os dados até novembro de 2020, R$ 643 milhões.

De acordo com o secretário de Planejamento da Prefeitura de Canaã, Gean Meirey dos Santos, os recursos têm sido aplicados para desenvolver a cidade, para além da mineração. “O objetivo é não repetir erros do passado e

atuar para que a cidade se torne sustentável, forte em outros setores paralelos a atividade mineradora, hoje principal fonte de arrecadação da cidade”, declarou.

Ele destaca obras como a Transcarajás (estrada para ligar Canaã ao rio Araguaia), o terminal rodoviário e a nova avenida Weyne Cavalcante. “O município, nos últimos anos, tem aplicado os recursos da mineração para fazer toda a infraestrutura da cidade, bem como para a diversificação da matriz econômica, como é o caso do Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável e a implantação do polo universitário”, destaca.

O município criou ainda uma lei pioneira que destina 5% da Cfem para o Fundo Municipal de Desenvolvimento Sustentável, que concentra 5% de todos os royalties da mineração para o fomento de negócios. Além disso, o antigo canteiro do projeto S11D doado para a Prefeitura pela Vale abrigará a primeira faculdade pública e um Distrito Industrial.

Fonte: Notícias de Mineração Brasil/ADIMB

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn