ATLAS AEROGEOFÍSICOS DE ALAGOAS, PERNAMBUCO, PARAÍBA E RIO GRANDE DO NORTE SÃO LANÇADOS PELA CPRM
Os levantamentos aerogeofísicos têm sido fundamentais para o incremento do conhecimento geológico, e para fomentar investimentos do setor mineral. De olho em fomentar o desenvolvimento do setor, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) apresentou os atlas aerogeofísicos dos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, durante o 28° Simpósio de Geologia do Nordeste, que aconteceu na última semana (de 11 a 15 de novembro), em Sergipe.
Os autores do projeto e palestrantes foram os pesquisadores em geociências Roberto Gusmão de Oliveira, Marília de Araújo Costa Rodrigues, Edilene Pereira da Silva e Geysson de Almeida Lajes. Segundo os pesquisadores, a grande importância dos levantamentos geofísicos consiste na sua capacidade de desvendar a terceira dimensão dos dados geológicos.


“Dessa forma, feições geológicas como corpos, estruturas e depósitos minerais podem ser inferidas em profundidade, através de interpretações e modelagens dos dados geofísicos” acrescentou o pesquisador Roberto Gusmão de Oliveira.
A aquisição de dados aerogeofísicos e sua ampla disponibilização representa uma das principais ações do Serviço Geológico do Brasil. Ao longo das duas últimas décadas, importantes investimentos foram feitos pelo governo federal, através da CPRM, na aquisição de dados aerogeofísicos, tendo sido recoberta uma área de cerca de 3,7 milhões de km², que corresponde a aproximadamente 43% do território nacional continental, e 92% das áreas de escudo cristalino.
Em geral, nestes aerolevantamentos foram obtidos dados magnetométricos e gamaespectrométricos com espaçamento entre as linhas de voo de 500 m, e altura de voo de 100 m. Este grande esforço e investimento financeiro certamente tem contribuído para o aprimoramento do conhecimento geológico e a descoberta de depósitos minerais no Brasil.
Para incrementar a divulgação do conhecimento e a disponibilização dos dados, foi proposto o Projeto Atlas Aerogeofísicos Estaduais, onde dados aerogeofísicos são integrados de acordo com os limites das unidades federativas do Brasil. Esta compartimentação objetiva facilitar a gestão e emprego dos dados, de acordo com a preferência e prioridades dos setores público e privado, e segundo as características geológicas e potencialidades minerais locais.
Todos os produtos elaborados neste projeto estão disponíveis para download no banco de dados corporativo do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, o GeoSGB (http://geosgb.cprm.gov.br).
Veja todos os atlas estaduais lançados:
ATLAS AEROGEOFÍSICO DE ALAGOAS
ATLAS AEROGEOFÍSICO DA PARAÍBA
ATLAS AEROGEOFÍSICO DE PERNAMBUCO
ATLAS AEROGEOFÍSICO DO RIO GRANDE DO NORTE
Fonte: CPRM/ADIMB