BAUXITA – Preços devem aumentar com restrição das exportações da Indonésia

BAUXITA

Preços devem aumentar com restrição das exportações da Indonésia

O objetivo do governo, com a medida, é estimular o desenvolvimento da indústria doméstica de processamento de alumínio.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, confirmou que a partir de junho de 2023 passará a valer a proibição de exportação de bauxita. O objetivo do governo, com a medida, é estimular o desenvolvimento da indústria doméstica de processamento de alumínio e a geração de empregos locais. bem como criar empregos locais.

A expectativa dos produtores de bauxita é que a proibição estimule a alta de preços de commodity, já que a oferta no mercado internacional se reduzirá, já que a Indonésia está entre os maiores fornecedores mundiais, principalmente para a China, que é grande importador. Desde o início de 2022 o governo da Indonésia tem adotado a política de restrições à exportação de matérias primas naturais, como óleo de palma e carvão, dos quais o país é grande exportador.

De acordo com o presidente da Indonésia, popularmente conhecido como Jokowi, a proibição da bauxita visa replicar o sucesso do país no desenvolvimento de sua capacidade de processamento de níquel, após interromper as exportações de sua forma bruta em janeiro de 2020, o que atraiu investidores estrangeiros, principalmente da China, para construir fundições locais. Mas a polítia, embora tenha aumentado o valor das exportações indonésias, também gerou uma disputa na Organização Mundial do Comércio.

“O governo permanecerá consistente na implementação do downstreaming para que o valor agregado possa ser aproveitado internamente para o desenvolvimento do país e o bem-estar das pessoas”, enfatizou Widodo.

Fonte: Brasil Mineral

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn