CBPM cobra investigação de acidentes com trens descarrilados em ferrovias na Bahia

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CBPM cobra investigação de acidentes com trens descarrilados em ferrovias na Bahia

Luiz Felipe Fernandez

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Um dos acidentes ocorreu na última sexta-feira, 5 envolvendo um trem de transporte de minério de ferro da VLI I Foto: Divulgação

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) enviou nesta terça-feira, 9, um ofício à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para que abra investigação sobre dois acidentes de trens que descarrilaram em ferrovias na Bahia.

Um dos acidentes ocorreu na última sexta-feira, 5, envolvendo um trem de transporte de minério de ferro da VLI Multimoldal S/A, que administra a Ferrovia Centro Atlântica (FCA). O maquinário era formado por três locomotivas e 22 vagões, o que causou um acidente de grandes proporções no trecho entre Ourives e Tanhaçu, no interior baiano.

Segundo a CBPM, os trens estavam vazios e andando a 11km/h, velocidade baixa decorrente da má condição dos trilhos, que foram a causa do acidente.

“Apesar de estarem vazios, os vagões não foram suportados pelos trilhos, que estão em estado avançado de degradação fruto do descaso da concessionária ao longo dos anos, o que levou a perda de eficiência dos trens, que atualmente trafegam com a velocidade média de apenas 11 km/h. Com os vagões cheios, a potencialidade de ocorrência de acidentes é exponencialmente maior, apesar da baixíssima velocidade, trazendo consequências desastrosas à economia, ao meio ambiente e à vida das pessoas, que correm perigo em razão da situação da ferrovia”, diz trecho do documento assinado por Antonio Carlos Tramm, presidente do órgão.

O outro acidente aconteceu em outubro, no dia 23, na altura da cidade de Brumado, também no centro-sul do estado. Na ocasião o susto e o risco foram ainda maiores, já que o trecho é nos arredores de imóveis residenciais e é mais povoado.

“No dia 23/10/2021 houve o descarrilamento de outra composição férrea da VLI carregada com cimento na área urbana de Brumado/BA, o que é preocupante considerando que nestes trechos existe uma maior concentração de residências e pessoas, que podem ter suas vidas ceifadas em razão de acidentes como relatados neste ofício, conforme noticiado pela imprensa local e em plataformas digitais”, relata.

O documento cobra da ANTT que sejam tomadas providências com relação aos trens da Ferrovia Centro Atlântica que já não circulam, por exemplo, no município de Betim, em Minas Gerais, “em razão do recorrente descumprimento das obrigações contratuais”.

A operação da FCA é alvo de CPI na Câmara da cidade, justamente para “apurar possíveis omissões em acidentes” no trecho da ferrovia.

Segundo a entidade, é visível o descaso, principalmente nas partes de responsabilidade da VLI, que estão em “completo abandono”, e que fazem parte da “completa desmobilização da infraestrutura ferroviária”, que impacta diretamente na economia do estado.

A falta de cuidado com as ferrovias, alerta a CBPM, implica em um maior fluxo nas estradas de caminhões de carga pesada, que influenciam no trânsito, poluem mais e aumentam o risco de acidentes.

“Esperamos que, diante de tantas evidências, a ANTT tome providências efetivas e imediatas para que eventos desta natureza não voltem a ocorrer. As causas devem ser apuradas e o resultado deverá constar de relatório conclusivo com as ações tomadas por essa Agência, inclusive as penalidades aplicadas e responsabilização dos envolvidos, especialmente a empresa concessionária”, cobra o documento.

O ofício pede ainda que Tribunal de Contas da União (TCU) apure o pedido de renovação antecipada da VLI para continuar administrando os trechos da ferrovia.

Fonte: A TARDE/ABPM News

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