COM BENEFICIAMENTO DE GLAUCONITA, KALIUM ESTÁ PRESTES A CONCLUIR PLANTA

glauconita

COM BENEFICIAMENTO DE GLAUCONITA, KALIUM ESTÁ PRESTES A CONCLUIR PLANTA

A Kalium Mineração criou processo inovador para tratamento de glauconita, mineral encontrado em abundância no país. O projeto, que será apresentado no Workshop Opex 2020 Redução de Custos e Aumento de Produtividade na Mina e na Planta, nos dias 20 e 21 de outubro, prevê aproveitamento do mineral para a produção de feldspato, sulfato de potássio, sulfato de magnésio, óxido de ferro, óxido de alumínio, além de ácido sulfúrico.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

A jazida, de cerca de 220 milhões de t de glauconita, situa-se nos municípios de Serra da Saudade e Quartel Geral, no centro-oeste de Minas Gerais. Já a planta industrial fica a cerca de 40 km da mina, no município de Dores do Indaiá (MG). O minério é transportado por caminhão da jazida até a usina.

O processo desenvolvido pela Kalium para o tratamento do minério é inovador. Depois de testado e ajustado, na segunda fase, será implantada uma planta industrial com capacidade de processamento de 600 mil t/ano de ROM.

A planta atual está em fase final de implantação e já opera na produção de ácido sulfúrico.

De acordo com Ricardo Dequech, diretor-presidente da Kalium, todos os produtos têm demanda no mercado brasileiro, notadamente o óxido de alumínio e o potássio. O investimento total no projeto é de quase R$ 100 milhões.

Fonte: Minérios & Minerales/ADIMB

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn