Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados debate importância do conhecimento geológico

Reuniao

Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados debate importância do conhecimento geológico

Um dos desafios do país é ampliar o conhecimento geológico de seu território. Na última terça-feira (23/11), representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) participaram da reunião organizada pela Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados (CME), no Congresso Nacional, para debater o tema.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

“Embora o Brasil já tenha destaque como player para diversas commodities, como minério de ferro, bauxita, manganês, ouro e cobre, a verdade é que pouco se conhece sobre o seu verdadeiro potencial mineral. E, para aumentar a atratividade do nosso setor, é necessário termos maior conhecimento geológico. A única maneira de acelerar o fluxo de descoberta é  por meio desta ação, da disponibilização de levantamentos prospectivos, novas tecnologias e principalmente de mapas geológicos factuais em escalas adequadas”, afirma o diretor-presidente do IBRAM, Flávio Penido.

Durante o encontro os participantes abordaram a importância de fortalecer  o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e de alocar mais recursos para a organização em prol de alcançar maiores resultados no conhecimento do subsolo brasileiro.

Representantes do IBRAM e parlamentares debatem importância do conhecimento geológico – crédito: divulgação

Para o presidente do Conselho Diretor do IBRAM, Wilson Brumer, o setor produtivo tem grande interesse neste tema, pois os dados disponíveis são poucos, comparados às potencialidades que o Brasil apresenta em termos de bens minerais. “A indústria mineral precisa desse conhecimento ampliado para suportar os investimentos expressivos que aporta no país”, afirmou.

Participaram do encontro os deputados federais Arnaldo Jardim, Paulo Ganime, Joaquim Passarinho e Édio Lopes, este último Presidente CME, além do diretor de Relações Institucionais do IBRAM, Rinaldo Mancin.

Fonte: IBRAM

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn