Como ficaria o Brasil se todo o gelo da Terra derretesse?
Foto: YouTube/ Reprodução
Um estudo publicado no Journal of Geophysical Research: Oceans explicou que o derretimento contínuo de plataformas de gelo em regiões mais frias do planeta e o aumento do nível do mar já ameaça diversas regiões costeiras do mundo, inclusive pode ter efeitos no Brasil.
De acordo com a pesquisa, apenas o derretimento da geleira Pine Island, localizado na Antártida, poderia fazer o nível do mar subir em quase 50 centímetros.
Para exemplificar os efeitos das mudanças climáticas, o canal Science Insider, no YouTube, produziu o vídeo abaixo onde mostra o que ocorreria se todo o gelo do planeta derretesse. Casa esse cenário extremo chegue a acontecer, o mar ficaria 35 metros acima do nível atual.
No caso do Brasil, além do mar avançar sobre as praias por toda a costa do país, parte dos estados Amapá, Pará, Amazonas e Rio Grande do Sul, ficariam embaixo d’água.
De acordo com estimativas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, das Nações Unidas, o mar pode subir mais de um metro até o final deste século. Mesmo que ainda esteja longe dos 65 metros que apareceu no vídeo, essa elevação é considerada significativa e preocupante. Inclusive, pode fazer com que áreas inteiras ao longo da costa fiquem mais expostas aos oceanos e até mesmo submersas.
Vale lembrar que em março, por exemplo, um bloco de gelo do tamanho da cidade do Rio de Janeiro se desprendeu da Antártica Oriental. Ele tinha 1.200 km² e chamou a atenção por ter se rompido em uma região considerada estável no continente gelado.
Veja abaixo o que aconteceria com outros locais do mundo caso todo o gelo da Terra derretesse.
Os outros países da América do Sul caso todo o gelo do mundo derretesse
Foto: National Geographic
Além do Brasil, outros países da América do Sul também seriam afetados pelo derretimento do gelo, de acordo com o publicado pelo National Geographic.
Buenos Aires, na Argentina, acabaria submersa, assim como a costa uruguaia e parte do Paraguai seriam transformadas em braços do Atlântico.
Já as áreas montanhosas resistiriam no litoral do Caribe e na América Central.
América do Norte
Foto: National Geographic
Caso o gelo da Terra derretesse toda a costa atlântica iria desaparecer, assim como a Flórida e o litoral do golfo do México.
Na Califórnia, as colinas de San Francisco acabariam como um grupo de ilhas. O golfo da Califórnia acabaria se estendendo ao norte, assim como a latitude de San Diego, no entanto, a cidade já estaria debaixo d’água.
África
Foto: National Geographic
A África perderia menos território caso o mar subisse muito devido ao derretimento do gelo. Porém, o aumento na temperatura global poderia tornar inabitável parte do continente.
O derretimento do gelo na Europa
Foto: National Geographic
De acordo com o publicado pelo National Geographic, caso todo o gelo da Terra derretesse, Londres se tornaria uma lembrança do passado. Já Veneza, acabaria no fundo do mar Adriático.
Além disso, os Países Baixos acabarão sucumbindo, e a maior parte da Dinamarca também.
No Egito, Alexandria e o Cairo serão inundados pelo Mediterrâneo, visto que as águas mais altas, também vão ampliar os mares Negro e Cáspio.
Ásia
Foto: National Geographic
Com o derretimento do gelo, áreas habitadas por 600 milhões de chineses seriam inundadas, assim como Bangladesh, com 160 milhões de habitantes, e grande parte da costa indiana.
Também vale destacar que a cheia do delta do rio Mekong deixaria as montanhas Cardamom, no Camboja, ilhadas.
Oceania
Foto: National Geographic
A Austrália passaria a ter um novo mar interior, No entanto, perderia a estreita faixa litorânea em que vive quatro em cada cinco australianos.
E o gelo da Antártida
Foto: National Geographic
A Antártida Ocidental possui quatro quintos de todo o gelo do planeta, que também acabará derretido. Além disso, vale destacar que desde 1992, o manto antártico perde, em média, 65 bilhões de toneladas de gelo por ano.
Fonte: Giz Modo, National Geographic