Como uma das principais petrolíferas se destacou quando os preços caíram

Equinor

Como uma das principais petrolíferas se destacou quando os preços caíram

28 Julho Escrito por  Alex Kimani

Quando os preços do petróleo caíram para mínimos históricos em abril, a maioria dos produtores de petróleo,

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

incluindo os países da OPEP +, respondeu cortando drasticamente a produção para se livrar do enorme excesso de oferta. No entanto, uma empresa de petróleo respondeu fazendo exatamente o contrário: aumentando a produção e armazenando o excesso de petróleo em antecipação a uma recuperação do mercado. A gigante estatal norueguesa de petróleo e gás Equinor é uma das poucas empresas de petróleo que conseguiram lucrar nesse mercado tumultuado depois que sua aposta no armazenamento de petróleo valeu a pena. A Equinor divulgou um lucro líquido  surpresa de US $ 646 milhões no segundo trimestre, superando as expectativas de Wall Street de uma perda de US $ 250 milhões, graças aos enormes lucros comerciais, apesar de uma queda de 53% na receita, para US $ 8,04 bilhões.

A divisão de marketing da Equinor apresentou resultados recorde, com os ganhos ajustados no segundo trimestre da divisão de marketing, midstream e processamento da empresa chegando a US $ 696M, contra apenas US $ 74M um ano atrás.

Curiosamente, a Equinor também se destacou de seus pares europeus, mantendo suas previsões de preços de petróleo a longo prazo, evitando assim uma potencial baixa contábil. A companhia de petróleo controlada pelo estado manteve sua previsão anterior do preço do barril a US $ 80 em 2030.

O impressionante trimestre da Equinor pode ser diretamente atribuído à execução perfeita dos chamados jogos de óleo de contango.

Quando os preços do petróleo caíram em abril, a diferença de preço entre um contrato Brent para contrato a prazo de seis meses e outro para entrega imediata – uma medida fundamental do grau de contango – caiu para um recorde de quase – US $ 14 o barril, superando o último grande contango testemunhado durante a crise financeira de 2008-09.

A Equinor aproveitou a oportunidade e começou a armazenar milhões de barris da commodity, enchendo seus navios com petróleo bruto, transformando-os em instalações de armazenamento flutuantes e alugando armazenamento em terra em outros lugares. A empresa fez isso antecipando que seria capaz de aumentar seu estoque de petróleo com lucro quando os preços se recuperassem posteriormente no famoso  jogo de contango.

E os preços se recuperaram.

Após acumular a média de uma baixa de vários anos de US $ 18,38 / barril em abril, os preços do Brent tiveram uma recuperação significativa, com média de US $ 29,38 em maio e, posteriormente, cruzando e mantendo acima da marca de US $ 40 / barril no final de junho. A Equinor aproveitou a alta do preço do petróleo para vender seus estoques, o que, combinado com outras atividades de comércio de petróleo, ajudou a entregar um recorde de cerca de US $ 1,16 bilhão em ganhos ajustados antes dos impostos em apenas um trimestre.

“O aumento deveu-se principalmente ao mercado de contango durante o trimestre e aos bons resultados do comércio de refinados”, disse a empresa durante seu último relatório de resultados.

A Equinor foi jogador duro e solitário no jogo contango.

Empresas de petróleo experientes, como a Royal Dutch Shell, bem como casas comerciais como Glencore, Vitol e Trafigura, foram feridas durante a queda do preço do petróleo. Enquanto isso, a Reuters informou em junho que a unidade de negociação de commodities da Goldman Sachs registrou mais de US $ 1 bilhão em receitas de negociação, depois de prever corretamente o colapso e posicionar suas mesas de acordo. A BP P, a Total SA, Eni SpA e a Lukoil PJSC também possuem grandes mesas de negociação cujos lucros podem ajudar a compensar as perdas devido aos baixos preços do petróleo.

Obviamente, um componente-chave de uma execução bem-sucedida do contango é o acesso a um amplo armazenamento. Felizmente, a Equinor era bem dotada nesse departamento, com suas cavernas subterrâneas de Mongstad, Eldar Saetre, capazes de conter quase 9,5 milhões de barris. A empresa também disse que havia alugado capacidade de armazenamento na Coréia por anos e também usava extensivamente armazenamento flutuante.

Infelizmente, a falta de espaço de armazenamento é a principal razão pela qual os preços caíram em território negativo em abril – e a razão pela qual muitos outros traders foram impedidos de obter os suculentos lucros do contango.

Fonte: Oilprice.com/AEPT

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn