CPRM investiga subsolo em Pinheiro

CPRM investiga subsolo em Pinheiro

Pesquisadores em Geociências do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) iniciaram, em 21 de janeiro, um trabalho de sondagem a percussão do subsolo do bairro Pinheiro (AL). O objetivo é identificar as características das camadas de solo e sedimentos que compõem o terreno em profundidade.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

 

De acordo com o pesquisador em Geociências da CPRM, Julio Lana, serão executados testes de penetração para verificar se há ou não camadas com baixa capacidade de suporte no subsolo do bairro aloagoano, que poderiam contribuir para a deformação das edificações em superfície. O teste consiste na cravação de um cilindro metálico por meio da aplicação de golpes causados pela queda livre de um martelo de 65 kg. As perfurações terão profundidade máxima de 20 metros e larguras de cerca de 7cm.

 

Segundo a CPRM, o estudo não oferece risco nenhum à população, nem pode agravar as rachaduras e afundamentos já identificados. As batidas do martelo podem gerar ruídos sonoros. As Defesas Civis Estadual e Municipal acompanharão a execução do trabalho.

 

A CPRM finalizará nesta semana a aquisição de dados dos levantamentos de Eletrorresistividade e Batimetria no município. As informações coletadas serão interpretadas pelos analistas e pesquisadores em Geociência.

Fonte: Brasil Mineral

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn