EQUIPARAÇÃO SALARIAL NA ANM É UMA VITÓRIA DO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

ANM

EQUIPARAÇÃO SALARIAL NA ANM É UMA VITÓRIA DO MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA

Em uma movimentação significativa no setor público, a Medida Provisória Nº 1.203, publicada no Diário Oficial da União, promete alterar a dinâmica salarial na Agência Nacional de Mineração (ANM). Esta medida, que se insere no contexto da Lei nº 11.046 de 27 de dezembro de 2004, reestrutura as remunerações das carreiras e do Plano Especial de Cargos da ANM, com eficácia a partir de 1º de janeiro de 2024.

O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, expressou seu entusiasmo com a aprovação da medida, descrevendo-a como uma vitória significativa de seu ministério. “Essa equiparação salarial não é apenas uma questão de justiça; é um passo crucial para fortalecer a ANM e assegurar uma mineração mais social, sustentável e segura”, declarou Silveira. Desde seu ingresso no ministério em janeiro, ele tem sido um defensor da equiparação salarial, um pleito que vem sendo demandado desde 2017, devido a uma disparidade que chegou a 40% em comparação com outras agências reguladoras.

A implementação da nova estrutura salarial ocorrerá em três fases: a primeira parcela, representando um aumento de 40%, será efetivada em janeiro de 2024; a segunda, com 30%, em janeiro de 2025; e os 30% finais em janeiro de 2026. Esta reestruturação é vista como um impulso para o setor mineral do Brasil, contribuindo para a economia, a geração de empregos e a inclusão social.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

Além da medida salarial, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou em fevereiro a nomeação de 40 aprovados no concurso de 2022 para a ANM, com foco na segurança de barragens. Esses profissionais foram distribuídos por diversas capitais brasileiras, incluindo Belo Horizonte, Brasília, Belém, Cuiabá, São Paulo e Salvador. Em junho, houve também a autorização para a prorrogação do mesmo concurso público, permitindo a nomeação de mais 24 especialistas em recursos minerais.

Esta série de ações reflete um compromisso com a melhoria contínua do setor mineral brasileiro e a valorização dos profissionais que desempenham papéis essenciais na fiscalização e regulamentação dessa importante área econômica.

Fonte: brasilminingsite.com.br

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn