ERO COPPER _ Furnas poderá ser uma grande mina subterrânea de cobre e ouro

Santana


ERO COPPER

Furnas poderá ser uma grande mina subterrânea de cobre e ouro

O Recurso Mineral Inferido é de 61,3 milhões de toneladas com teor de 1,06% de cobre e 0,63 gpt de ouro (1,36% CuEq1), contendo uma estimativa de 647.400 toneladas de cobre e 1.235.600 onças de ouro

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

A Ero Copper Corp. anunciou uma estimativa inicial de recursos minerais compatível com o Instrumento Nacional 43-101 para o Projeto Furnas de Cobre e Ouro, localizado na Província Mineral de Carajás, no Estado do Pará. A estimativa inicial de recursos minerais destaca um potencial significativo com um teor de corte de 1,00% de cobre equivalente. Os Recursos minerais indicados são de 35,2 milhões de toneladas com teor de 1,04% de cobre e 0,69 gramas por tonelada de ouro (1,36% CuEq), contendo uma estimativa de 364.700 toneladas de cobre e 775.300 onças de ouro. Já o Recurso Mineral Inferido é de 61,3 milhões de toneladas com teor de 1,06% de cobre e 0,63 gpt de ouro (1,36% CuEq1), contendo uma estimativa de 647.400 toneladas de cobre e 1.235.600 onças de ouro. Tal estimativa é apoiada por mais de 90.000 metros de perfuração histórica no projeto, conduzida pela Vale e Anglo American plc, bem como um programa de reamostragem e validação de banco de dados realizado pela Ero Copper.

“Estamos extremamente satisfeitos com esta estimativa inicial de recursos minerais para Furnas. Ela fornece uma base sólida sobre a qual podemos nos concentrar, nos próximos meses, em desbloquear mais potencial”, disse David Strang, CEO da Ero Copper. “Nosso programa de perfuração da Fase 1 terá como alvo dois objetivos principais: melhorar a definição de zonas de alto teor por meio de perfuração de preenchimento e estender a mineralização conhecida dentro dessas zonas além da profundidade historicamente perfurada de aproximadamente 300 metros verticais da superfície”.

Para o CEO, Furnas apresenta uma ótima oportunidade de definir um importante recurso mineral de cobre e ouro capaz de suportar uma mina subterrânea de grande escala. “Nossa experiência em mineração subterrânea no Brasil, juntamente com a construção bem-sucedida de nossa nova mina de Tucumã e planta de processamento em Carajás, nos posiciona bem para avançar neste projeto. Juntamente com nossos parceiros na Vale Base Metals, estamos comprometidos em progredir Furnas de uma maneira que ofereça benefícios sustentáveis para todas as partes interessadas e reforce a posição do Brasil como líder global na produção responsável e de baixo carbono de minerais essenciais”.

Furnas é um depósito de cobre-ouro e óxido de ferro localizado aproximadamente 50 km a sudeste das operações de Salobo da Vale Base Metal e aproximadamente 190 km a nordeste das Operações de Tucumã da Ero. Cobrindo uma área de aproximadamente 2.400 hectares, o projeto fica a 15 km de uma extensa infraestrutura regional, incluindo estradas pavimentadas, uma planta de cimento em escala industrial, uma subestação de energia e a instalação de carga ferroviária da Vale. Em julho de 2024, a companhia assinou um acordo definitivo de earn-in com a Salobo Metais S.A, uma subsidiária da VBM, para ganhar uma participação de 60% no projeto após a conclusão de vários marcos de exploração, engenharia e desenvolvimento ao longo de um período de cinco anos. Em troca de sua participação de 60%, a Ero financiará exclusivamente um programa de trabalho em fases durante o período de earn-in e concederá à VBM até 11,0% de “free carry” em futuras despesas de capital de construção do projeto..

Fonte: Brasil Mineral

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn