Fertilizante biológico a partir de algas

INTERCEMENT

Fertilizante biológico a partir de algas

A InterCement, em parceria com a startup Algae Biotecnologia, desenvolveu um novo fertilizante 100% biológico a partir de biomassa de microalgas. Denominado Cellagro, o produto estimula a resistência das plantas a fatores de estresses ambientais e permite ganhos de produtividade de até 20% em cultivos agrícolas. O produto será oficialmente lançado na VIII ABISOLO Fórum e Exposição, que será realizado em Campinas, entre os dias 10 e 11 de abril.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

 

Para chegar ao fertilizante 100% biológico os pesquisadores desenvolveram um sistema de biofixação de CO2 através de microalgas e cianobactérias fotosintetizantes. Estes microorganismos crescem rapidamente em estruturas denominadas fotobioreatores, absorvem os gases de emissão dos fornos de produção de cimento e produzem biomassa vegetal que é utilizada para a formulação dos fertilizantes. “Trabalhamos em um conceito de economia circular, com objetivo de valorarmos efluentes e transformá-los em produtos novamente. O projeto com microalgas é pioneiro no Brasil e temos o objetivo de ampliação de escala já em 2019”, esclarece Sergio Goldemberg, diretor da Algae Biotecnologia.

 

O projeto-piloto entre InterCement e Algae opera de forma contínua desde 2017 e está instalado em Holambra (SP) em uma área de 200 m2. “A InterCement é uma das empresas que mais investem em atitudes para tornar a produção de cimento cada vez mais sustentável, para diminuir a emissão de carbono e o consumo de matérias primas e combustíveis não renováveis. Por isso, trabalhamos em diversas frentes”, afirma Alexandre Citvaras, diretor de Meio Ambiente e Energia da InterCement. “Há diversos exemplos dentro da empresa, como é o caso do coprocessamento onde substituímos o uso do coque de petróleo como combustível dos fornos por resíduos e biomassa, o que reduz o uso de combustível fóssil e a emissão de CO2”, complementa o executivo da InterCement.

Fonte: Brasil Mineral

 

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn