Geologia: Campanha de valorização revela a importância da atuação profissional – CREA-SC

Geologia: Campanha de valorização revela a importância da atuação profissional – CREA-SC

Geólogo registrado no CREA-SC é garantia de estudo dos bens minerais e aquíferos para a viabilidade de empreendimentos e planejamento urbano

Por CREA-SC

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

15/07/2019 12h24  Atualizado há 3 dias

Portal da Mineração

A Geologia, talvez a mais variada das ciências naturais, estuda a Terra como um todo, a sua origem, composição e estrutura, bem como os processos que deram origem ao seu estado atual. Estuda também a vida registrada nos fósseis, restos ou vestígios de animais e plantas preservados nas rochas.

De Saussure (1740-1799), foi um suíço que explorou cuidadosamente os Alpes, e considerado o primeiro a usar o nome genérico de Geologia. É uma ciência relativamente nova, surgida no século 18. No Brasil as atividades científicas na área de Geociências foram iniciadas praticamente no século 19, através das numerosas expedições efetuadas por cientistas/naturalistas europeus ou norte-americanos cujos objetivos eram os de conhecer, observar, descrever e catalogar os materiais encontrados em suas viagens a lugares então remotos do território brasileiro.

Durante e após esta fase pioneira, o governo imperial tomou algumas importantes medidas para oficializar as atividades geocientíficas, criando o Observatório Nacional (1827), e posteriormente a Comissão Geológica do Império (1885) e a Escola de Minas de Ouro Preto (1886). Embora as atividades tivessem caráter de ciência básica, com o tempo voltaram-se quase exclusivamente para a prospecção mineral, especialmente quando em 1934 foi criado o Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM).

Geologia: Campanha de valorização revela a importância da atuação profissional — Foto: Portal da Mineração

A pesquisa geocientífica básica somente avançou nas Universidades com o desenvolvimento de departamentos de Geologia, Mineralogia, Geografia e afins nas recém criadas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras, a partir da década de 30, ou nas preexistentes Escolas de Engenharia. Mais tarde, já na década de 50, foram inaugurados cursos de Geologia em Ouro Preto (junto a Escola Nacional de Minas e Metalurgia), Porto Alegre, Recife, São Paulo e Rio de Janeiro. Os primeiros geólogos diplomaram-se em 1959.

Atribuições e áreas de atuação – Entre as principais atividades desses profissionais estão o mapeamento geológico, com a representação dos diferentes tipos de rochas e as relações entre elas; a hidrogeologia, pesquisa de águas subterrâneas e o gerenciamento recursos hídricos; atuação nas minas, junto aos Engenheiros de Minas na pesquisa de orientação de lavras; no campo da geotécnica junto aos Engenheiros Civis na construção de estradas, túneis, viadutos, barragens e edifícios etc.

No sensoriamento remoto os geólogos fazem o mapeamento geológico de solos, de vegetação, de áreas cultivadas, entre outros; na geoquímica planejam a coleta de amostras de solo, rocha, água e sedimentos de corrente (areias do fundo dos rios).

Brigitte Werner — Foto: Pixabay

Há um extenso campo de atuação na geologia ambiental, onde, trabalhando com técnicos de outras profissões, os Geólogos atuam na prevenção de enchentes, deslizamentos de terra e erosão, na escolha de locais para instalação de depósitos de lixo, cemitérios, aeroportos, núcleos residenciais, fábricas, na detecção e delimitação de áreas poluídas no subsolo, na delimitação de áreas de preservação ambiental, como parques, nichos ecológicos, florestas e nascentes de rios, bem como na delimitação de áreas impróprias para a construção. Ainda na esfera ambiental atuam no planejamento da expansão urbana, na solução de conflitos causados pela mineração em áreas urbanas (pedreiras, por exemplo); na elaboração de planos diretores municipais e na recuperação de áreas degradadas pela mineração. Há ainda a pesquisa universitária, com inúmeras especializações.

O Dia do Geólogo é celebrado em 30 de maio em homenagem a aprovação do Projeto de Lei nº 2028/60, de 1962, sendo criada a Lei nº 4.076, que regulamenta a profissão.

Essa lei estabelece como competências do geólogo ou engenheiro geólogo: trabalhos topográficos e geodésicos; levantamentos geológicos, geoquímicos e geofísicos; estudos relativos às ciências da terra; trabalhos de prospecção e pesquisa para cubação de jazidas e determinação do seu valor econômico; ensino das ciências geológicas nos estabelecimentos de ensino secundário e superior; assuntos legais relacionados com suas especialidades; além de perícias e arbitramentos referentes a essas áreas.

Campanha Institucional – Em homenagem aos Geólogos e a todos os profissionais da Engenharia, o CREA lançou a campanha “Contrate somente profissional registrado no CREA-SC” nas principais emissoras de TV, mídias sociais, jornais e rádios do estado, com objetivo de ressaltar a atuação da área tecnológica para a qualidade de vida e segurança da sociedade, tanto no meio urbano quanto rural. A intenção é destacar a importância do seu trabalho para a sociedade, salientando o registro e a exigência da ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

Geologia: Campanha de valorização revela a importância da atuação profissional

Propaganda – NSC_SC

–:–/–:–

Geologia: Campanha de valorização revela a importância da atuação profissional

Geologia: Campanha de valorização revela a importância da atuação profissional — Foto: Pixabay

Só em Santa Catarina são mais de 68 mil profissionais registrados no CREA-SC e 13,5 mil empresas, sendo destes, cerca de 1300 profissionais da área de Geominas.

“Ressaltar a importância, representatividade e força dos nossos profissionais e profissões são compromissos importantes da nossa gestão, refletidos nesta campanha”, assinala o presidente do CREA-SC, Eng. Agr. Ari Geraldo Neumann, destacando que o projeto se complementa com outras ações: “Precisamos também promover o reconhecimento para que tal valorização seja convertida em respeito, remuneração adequada e, ainda, ocupação de cargos que demandam conhecimento técnico nas esferas públicas”.

Saiba mais sobre a campanha em www.bit.ly/2OSwhX4

CONTEÚDO DE RESPONSABILIDADE DO ANUNCIANTE

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn