GEOSOL comemora 65 anos

GEOSOL comemora 65 anos

No dia 10 de dezembro, a GEOSOL, principal empresa da área de geologia e sondagem do País e da América Latina, completou 65 anos. Fundada em 1953, pelo engenheiro Victor Dequech, na cidade de Criciúma (SC), com o nome Geologia e Sondagens Ltda., a companhia contribuiu de forma decisiva para a descoberta ou dimensionamento das principais jazidas e depósitos minerais que hoje são conhecidos no País, como as jazidas de fosfato e nióbio em Araxá, Tapira (MG) e Catalão/Ouvidor (GO), de urânio na Bahia, depósitos de minério de ferro no Quadrilátero Ferrífero, da Província Mineral de Carajás e vários outros.
Um diferencial importante da GEOSOL é o seu modelo de governança, que foi introduzido por seu fundador, quando decidiu dividir as cotas da empresa com seus principais empregados.
Ao longo de pouco mais de seis décadas a GEOSOL enfrentou diversos desafios, vivenciando as várias crises por que passou o setor mineral no País, com a queda dos investimentos em sondagem e prospecção, que por natureza é uma atividade de risco. Mas a empresa saiu vencedora e hoje contabiliza mais de 11 milhões de metros perfurados, nas diversas regiões do País, detém cerca de 65% do mercado nacional de perfuração para pesquisa mineral e gera mais de 1.200 empregos diretos. Além disso, ao longo de sua história a GEOSOL participou das principais descobertas minerais no País e esteve presente, por meio de seus dirigentes e funcionários, nos principais eventos que marcaram a história da mineração brasileira nas seis últimas décadas.
Em sua próxima edição, a revista Brasil Mineral contará os detalhes da história dessa empresa que é um marco no contexto da mineração brasileira.
Fonte: Brasil Mineral

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn