Ibama concede LI para obras da Fico, Mara Rosa(GO)-Água Boa(MT)
O Ministério da Infraestrutura, por meio da Valec, obteve junto ao Ibama a Licença de Instalação para a Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), que faz parte do plano de expansão da malha ferroviária brasileira e é fundamental para reequilibrar a matriz de transporte e redução do custo logístico para tornar o produto brasileiro mais competitivo no exterior.
Inicialmente, a ferrovia terá 383 km de extensão, entre Mara Rosa (GO), a partir da ligação com a Ferrovia Norte-Sul (FNS), até Água Boa (MT), podendo, no futuro, ser estendida até Lucas do Rio Verde (MT). No início de junho, as equipes do MInfra, da Valec e da Vale realizaram visitas técnicas na região que será o encontro das ferrovias.
O projeto a ser realizado pela Vale é fruto de um investimento cruzado do Governo Federal, a partir da prorrogação antecipada do contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), em parceria com a Valec. Cerca de R$ 2,7 bilhões, que seriam pagos em outorga à União, serão investidos pela Vale na construção da ferrovia.
Com a Fico, será possível a criação de um corredor logístico ligando o Leste-Oeste brasileiro, quando conectada através da Ferrovia Norte-Sul, à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). O primeiro trecho da Fiol, ente os municípios baianos de Ilhéus e Caetité, foi recém-concedido à iniciativa privada. O trecho 2, entre Caetité e Barreiras, ainda na Bahia, e o trecho 3, entre Barreiras e Figueirópolis, avançando no estado do Tocantins, está sendo trabalhado pelo Governo Federal. O Minfra trabalha também em parceria com o Banco Mundial na estruturação para futura concessão Fico-Fiol.
Fonte: Brasil Mineral