INSTITUTO GEOCIÊNCIAS
USP promove minicurso sobre inteligência artificial


O Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Student Chapter SEG USP e o Programa de Pós-Graduação de Recursos Minerais e Hidrogeologia da USP promovem evento 100% online denominado “Minicurso Avançando Para O Futuro: Inteligência Artificial Em Geociências – Fundamentos, Importância, Aplicações e Exemplos”. O evento será um ciclo de palestras com o objetivo de propiciar a todos das áreas de geologia e engenharia informações sobre o método de Machine Learning, as suas aplicações e seu potencial uso.
O evento terá a presença de diversos especialistas destacados no cenário nacional e internacional na área de IA. Eles apresentarão exemplos e métodos para desenvolvimento desta aplicação para a área de geociências, desde o mapeamento geológico até a petrografia digital. Nas últimas décadas, com o aumento da capacidade de processamento e a redução de custos de computadores, os algoritmos de Inteligência Artificial têm sido intensamente desenvolvidos e seu uso têm mostrado grande eficiência na solução dos mais variados problemas científicos, sociais e econômicos. O uso intensivo de AI, ou Machine Learning, nas geociências tem aberto um vasto campo de estudo, desde a geologia básica, incluindo o mapeamento geológico, até as áreas de meio ambiente, geologia de engenharia, ensino, hidrogeologia, recursos minerais, energia, geotecnologias etc.
O evento gratuito, ocorrerá semanalmente, as quartas e sextas, a partir do dia 26 de agosto até 18 de setembro, com duas palestras de 1 h cada com início às 16h. Os inscritos no evento terão acesso a certificados gerados por dia de participação e ademais informações no e-mail de inscrição. Os interessados em podem se inscrever pelo link http://igc.usp.br/ia2020/inscricao/ e conferir a programação completa do evento.
Fonte: Brasil Mineral