Meteorito gigante acaba de ser descoberto na Argentina

imagem do artigo principal

Um meteorito de 30.800 quilos foi desenterrado na Argentina no fim de semana , e especialistas declararam que ele é um dos maiores meteoritos já encontrados na Terra.

A descoberta, feita na fronteira do Chaco, a cerca de 1.078 km a noroeste de Buenos Aires, foi atribuída a uma chuva de meteoros que atingiu a região há mais de 4.000 anos.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

Pesando mais de 30 toneladas, o achado foi controversamente chamado de  o segundo maior meteorito da Terra, mas até que mais testes sejam concluídos, ainda é muito cedo para ceder esse título.

O indiscutível rei dos meteoritos baseados na Terra é um monstro de 66 toneladas chamado Hoba , escavado na Namíbia há quase um século.

Enquanto o meteorito Hoba foi totalmente descoberto do seu local de repouso na região de Otjozondjupa da Namíbia, devido ao seu tamanho, nunca foi removido.

Acredita-se que ele tenha atingido a Terra há 80 mil anos , e sua idade foi estimada entre 190 milhões e 410 milhões de anos.

O concorrente rival para o segundo lugar é El Chaco – um meteorito de 37 toneladas descoberto no mesmo campo argentino que este novo achado.

Agora, os especialistas precisarão realizar pesagens adicionais para ver se esse novo meteorito argentino, chamado Gancedo, pode superar isso e garantir o título abaixo de Hoba.

“Enquanto esperávamos que pesasse acima do que havia sido registrado, não esperávamos exceder 30 toneladas”, disse Mario Vesconi, presidente da Associação de Astronomia do Chaco, à agência Xinhua no fim de semana. “O tamanho e o peso nos surpreenderam.”

O meteorito foi descoberto em Campo del Cielo  (uma área na fronteira entre as províncias de Chaco e Santiago del Estero).

Este lugar surreal é cheio de crateras de meteorito – pelo menos 26 cobrem uma área de apenas 3 km em 19,2 km (1,8 x 11,9 milhas), a maior medindo 115 por 91 metros (377 x 298 pés), pensado para ter sido impactado por um poderosa chuva de meteoros entre 4.200 e 4.700 anos atrás.

Um número estimado de 100 toneladas de detritos espaciais  foram escavados a partir do site até agora.

O novo meteorito Gancedo passará por uma série de testes, em primeiro lugar para confirmar seu peso e, em segundo lugar, para confirmar seu status como um meteorito real.

“Podemos comparar o peso com o outro grande meteorito encontrado na província. Embora esperássemos que fosse mais pesado, não esperávamos que ele excedesse 30 toneladas”, disse Vesconi ao serviço de notícias do governo argentino, Télam.

“Nós vamos pesar novamente. Além de querer a confiança adicional de uma checagem das leituras iniciais que fizemos, o fato de que seu peso é uma surpresa para nós nos faz querer recalibrar”.

Aqui estão algumas imagens da escavação:

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn