Nove formações geológicas mais incríveis do planeta

Formações_Geológicas_The-Wave

09 formações geológicas mais incríveis do planeta abril 18, 2018 / Marcos Lopes / No Comments  

Entende-se por formações geológicas um conjunto de minerais ou rochas que possuem características próprias de formação.  Nos próximos parágrafos separamos uma “coleção” com 09 formações geológicas impressionantes ao redor do mundo.

09 – Wave Rock, Austrália Wave Rock é uma formação rochosa de 15 metros de altura e 110 metros de comprimento localizada em Hyden Wildlife Park, Austrália. A formação atrai milhares de turistas por ano a Hyden. Este paredão de granito se parece muito com uma enorme onda congelada em movimento.  Geólogos acreditam que a rocha tenha sido esculpida pelos elementos e erosão química ao longo de 2,7 bilhões de anos.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

08 – Floresta de pedra de Shilin, China A floresta de pedra de Shilin na China é uma formação geológica de 270 milhões de anos causada pela erosão do calcário. Parece uma floresta. com algumas “árvores” medindo 30 metros de altura.

07 – Estrutura de Richat, Saara Situada no deserto do Saara, na Mauritânia, a Estrutura de Richat, também conhecida como “O Olho de África”. Esta estrutura geológica tem um diâmetro de 50 quilômetros e pode ser vista do espaço. Resultado de uma erupção vulcânica atípica, ocorrida há 100 milhões de anos e sua forma arredondada é resultado de distintos tipos de rochas degradando a diferentes taxas de erosão.

06 – Chocolat Hills, Filipinas Localizado na ilha de Bohol, nas Filipinas, os cones são de uma formação geológica única, são em torno 1268 morros em forma de cones com aproximadamente o mesmo tamanho, espalhados por uma área de mais de 50 quilômetros quadrados . A maioria deles atingem 120 metros de altura. Especialistas se dividem em duas opiniões sobre a origem destas montanhas: as colinas foram moldadas pela ação dos ventos durante milhões de anos ou seriam fruto de um fenômeno vulcânico sub-oceânico.

05 – Devils Tower, EUA A Torre do Diabo Localiza-se na região nordeste do estado de Wyoming, nos Estados Unidos . Um lacólito colunar, com topo relativamente plano, que possui 275 metros de altura e se destaca do relevo ao seu redor.  O processo exato que formou esta torre permanece desconhecido.  Em 1941 um paraquedista ficou encalhado no topo da rocha por 6 dias. A Torre do Diabo também é famosa por ter aparecido no filme de Ficção Científica Contatos Imediatos de Terceiro Grau de Steven Spielberg.

04 – As Chaminés de Fadas, Turquia As chaminés de fada estão localizadas na Capadócia, Turquia. São grandes colunas naturais em forma cônica que sustêm no seu topo um bloco de rocha maior, que funciona como protetor da erosão. Formam-se a partir da ação erosiva das águas fortes em terrenos detríticos heterogêneos podendo atingir alturas de 40 metros. Muitas destas chaminés na Capadócia têm armazéns e casas esculpidas dentro delas.

03 – The Wave, EUA A onda é formação rochosa de arenito localizada no Arizona, nos EUA, perto do limite com o estado de Utah. Dunas de areia de 190 milhões de anos que se transformaram em rocha. O acessa a estrutara é limitado a 20 pessoas por dia.

02 – Pamukkale, Turquia Pamukkale  está situado próximo a Denizli, na Turquia. Trata-se de um conjunto de piscinas termais de origem calcária que com o passar dos séculos formaram bacias gigantescas de água que descem em cascata numa montanha de mais de 200 metros de altura.  Surgiu devido à precipitação de carbonato de cálcio vindo das águas quentes da montanha e que dão origem às piscinas de mármore travertino. Vista de longe, Pamukkale parece uma montanha de neve. Mas não se engane, as temperaturas por ali superam facilmente os 40ºC durante o verão.

01 – Zhangye Danxia, Índia Montanhas de “arco-íris” feitas de diferentes camadas colorida. Esta formação geológica é o resultado de depósitos de arenito e de outros minerais que ocorreram há mais de 24 milhões de anos. Sua formação está ligado à ação das mesmas placas tectônicas responsáveis pela criação de partes das montanhas dos Himalaias. Vento, chuva e tempo então esculpiram formas extraordinárias, incluindo torres, pilares e ravinas, com diferentes cores, padrões e tamanhos. Separamos estas formações geológicas para vocês. Existe alguma formação que você também acha impressionante e que não relacionamos aqui? Poste nos comentários que podemos adicioná-la a lista.

Fonte: https://www.geologando.com.br/

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn