Produção de petróleo do Brasil cai 2,1% em setembro na comparação com agosto

Produção de petróleo do Brasil cai 2,1% em setembro na comparação com agosto

Frente ao mesmo mês de 2018, porém, houve alta de 17,8%. Três campos do pré-sal já respondem por mais da metade da produção brasileira de petróleo e gás natural.

Por Reuters

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

A produção de petróleo do Brasil em setembro atingiu 2,927 milhões de barris por dia, redução de 2,1% ante mês anterior, mas um aumento de 17,8% versus o mesmo mês de 2018, informou nesta terça-feira (5) a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O principal motivo para a queda na produção ante agosto foi a parada programada do FPSO Pioneiro de Libra, no campo de Mero, acrescentou a reguladora.

A produção do Pré-sal, oriunda de 110 poços, foi de 1,827 milhões de barris por dia de petróleo e 73,3 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural, correspondendo a 61,2% do total produzido no Brasil.

A ANP destacou que os campos de Lula, Búzios e Sapinhoá, todos no pré-sal da Bacia de Santos, produziram 1,924 milhões de barris de óleo equivalente ao dia, o que correspondeu a cerca de 51,5% da produção brasileira em setembro.

Já a produção de gás natural do país atingiu 129 milhões de metros cúbicos por dia em setembro, redução de 3,4% ante mês anterior e alta de 14,1% versus setembro de 2018, segundo a ANP.

Produção de petróleo no Brasil (estimativa) — Foto: Infografia G1

O governo federal prevê que, com os leilões agendados para esta semana, a produção de petróleo e gás poderá dobrar na próxima década, o que colocará o Brasil entre os cinco maiores produtores do mundo.

Cessão onerosa: números e gráficos mostram potencial do impacto do megaleilão de petróleo

 

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn