PROJETO DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA GERA BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS

PROJETO DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUA GERA BENEFÍCIOS ECONÔMICOS E AMBIENTAIS

Iniciativa foi idealizada por colaborador da Imerys e proporcionou economia equivalente a 37 caixas d’água

de mil litros, por hora

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

Aliar inovação e sustentabilidade é uma prática contínua na Imerys, mineradora de caulim que opera a maior planta de beneficiamento de caulim do mundo, no Pará. Em suas operações, a empresa desenvolve programas de melhoria industrial que buscam reduzir ao máximo o desperdício de água, reaproveitando mais de 80% na produção. Um bom exemplo desta otimização é o projeto “Recuperação da água de condensação”, que gerou uma economia para a empresa equivalente a 37 caixas d’água de mil litros, por hora, além de benefícios para o ambiente. A iniciativa foi premiada no Desafio do Desenvolvimento Sustentável do Grupo Imerys na categoria “Eficiência de Recursos Não Energéticos”, concorrendo com projetos de outras 269 unidades industriais da mineradora, no mundo.

Assis Melo, supervisor da Manutenção da Imerys e idealizador do projeto, sente orgulho de ter trazido a premiação para o Estado e diz que o incentivo da empresa aos seus colaboradores para elaboração de projetos de melhorias nos processos é essencial para se conquistar, a cada dia, a excelência operacional sempre com respeito ao meio ambiente. “Durante o processo de evaporação no porto da empresa, em Barcarena, identificamos que um grande volume de água era descartado para as bacias de rejeito, gerando custos com o tratamento dessa água. Com o projeto conseguimos reaproveitar a água oriunda dessa evaporação, possibilitando a redução de descarte desse recurso, considerado de boa qualidade”, explica.

Há 16 anos na Imerys, Assis ressalta que o projeto reflete a preocupação da empresa com um recurso vital para a humanidade, que é água. “Temos de forma muita clara que a água é fundamental para a sobrevivência das espécies, sendo indispensável a conscientização de todos para evitar grandes impactos para as futuras gerações”, analisa.

E não é só na empresa que as boas práticas sustentáveis devem ser exercitadas. Para ele, o cuidado deve começar em casa, com pequenas atitudes, como reutilizar água para jardinagem e lavagem de veículos e banheiros. “Moramos em uma região abençoada com muita chuva, onde podemos desenvolver pequenos projetos familiares para reutilização dessa água. Quanto mais reaproveitarmos esse recurso, maior será nossa contribuição com o meio ambiente”, sugere.

Fonte: Portal da Mineração

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn