Recursos Minerais de Minas Gerais On Line

PorAGEGO Goiás

Recursos Minerais de Minas Gerais On Line

Recursos Minerais de Minas Gerais On Line

 

Nova plataforma reúne livro eletrônico interativo com webmaps e numerosos bancos de dados, compondo robusta fonte de divulgação do conhecimento sobre depósitos minerais.

 

O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), lançou o portal Recursos Minerais de Minas Gerais On Line (http://recursomineralmg.codemge.com.br/), produzido por um projeto coordenado pelo Professor Antônio Carlos Pedrosa Soares (UFMG) com a colaboração de diversos pesquisadores e profissionais das Geociências e Mineração. A plataforma reúne livro eletrônico, mapas, webmaps e numerosos dados sobre depósitos minerais, compondo uma robusta fonte de informação e conhecimento para estudantes, professores, cientistas, profissionais, agentes e gestores públicos, empresários, empreendedores, turistas e todos os demais cidadãos interessados no tema.

O novo portal online inclui seções com informação atualizada (História Geológica de Minas Gerais; Meio Ambiente e Mineração; Recursos Minerais no Cenário Geológico de Minas Gerais), além de itens de visualização da distribuição territorial dos recursos minerais (Principais Substâncias Minerais por Município; Distribuição de Jazidas e Minas). Também contém arquivos de suporte (Glossário; Referências Bibliográficas) e capítulos referentes às substâncias que compõem o variado quadro de recursos minerais de Minas Gerais, como: Águas Minerais; Alumínio; Argilas e Minerais Refratários; Diamante; Estanho; Ferro; Fertilizantes; Gás Natural; Grafita; Gemas e Minerais de Coleção; Lítio; Manganês; Nióbio; Rochas Carbonáticas; Rochas Industriais; Rochas Ornamentais; Recursos Minerais para Construção Civil; Recursos Minerais para a Indústria Cerâmica e Vidreira; Ouro; Terras Raras; Titânio; Zinco e Chumbo, entre outros.

O usuário tem acesso ainda a mapas que permitem observar, por exemplo, a localização das jazidas e minas, recursos minerais, rede viária, hidrografia e estruturas geológicas. O sistema foi elaborado, por meio de técnicas e recursos digitais, na forma de homepage, permitindo a visualização do conteúdo de modo fácil, ágil e dinâmico, mediante acesso à internet. O portal é acessível em dispositivos diversos, como computadores (desktops, notebooks), celulares (smartphones), tablets e leitores de livros digitais. Outra comodidade é a disponibilização de conteúdos dos capítulos para impressão em arquivos no formato pdf.

Fonte: SBG

 

Sobre o autor

AGEGO Goiás editor