SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL PUBLICA ESTUDO INÉDITO QUE DEFINE E LOCALIZA MINERALIZAÇÕES DE GRAFITA EM RONDÔNIA

SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL PUBLICA ESTUDO INÉDITO QUE DEFINE E LOCALIZA MINERALIZAÇÕES DE GRAFITA EM RONDÔNIA

Durante a execução do projeto Novas Fronteiras de Integração Geológica e Recursos Minerais da Porção Noroeste do Estado de Rondônia, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) identificou a ocorrência de grafita no Complexo Nova Mamoré. O estudo define de forma inédita a localização destas ocorrências na região, bem como a forma de ocorrência e granulometria, fator especial de valoração deste mineral. Desde a década de 1970, ocorrências de grafita haviam sido relatadas na área, porém não havia informações sobre a localização destas ocorrências. Os resultados do estudo foram publicados no Informe Técnico da CPRM número 16 e está disponível para consulta no portal GeoSGB.

A ocorrência mineral está hospedada em rochas migmatíticas paraderivadas do Complexo Nova Mamoré, com idade de sedimentação máxima de 1480 Ma e idade de deformação de 1320 Ma, relacionada à orogenia Candeias, no contexto da província Rondônia-São Ignácio. Por se tratar de um mineral estratégico, a descoberta contribui para fomentar a exploração mineral na região, conforme explica o pesquisador da CPRM Gustavo Negrello Bergami, um dos autores do Informe Técnico. “Atualmente o Brasil é o terceiro maior produtor global de grafita, atrás da China e Índia, e esta ocorrência poderá contribuir para a manutenção deste posto a partir da realização de novos estudos para definir possível potencial econômico da descoberta. É um exemplo da importância dos projetos de mapeamento sistemático de áreas desconhecidas no território brasileiro e de que ainda existem muitos recursos não descobertos que podem ser encontrados através da geologia básica”, destacou.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

A grafita é um mineral com propriedades físicas únicas, como excelentes condutividades térmica e elétrica, propriedades lubrificantes excelentes, especialmente a altas temperaturas e pressões, além de ótima resistência à abrasão. Devido a estas qualidades, possui mais de 200 usos na indústria e é utilizada principalmente na confecção de materiais refratários para a indústria metalúrgica.

No entanto, é devido à sua aplicação em compostos para baterias, que a demanda por grafita tem aumentado, predominantemente no caso dos veículos elétricos. Embora a China seja a principal exportadora de grafita no mundo, o avanço da indústria de fabricação de carros elétricos neste país, pode

fazer com que em breve torne-se um importador deste material, o que aumentará ainda mais a demanda global.

Para saber mais sobre o estudo, acesse o link: Descrição de ocorrências de grafita no Complexo Nova Mamoré, Nova Mamoré, noroeste do Estado de Rondônia.

Fonte: CPRM/ADIMB

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn