Trovants ou rochas vivas

Trovants

Trovants ou rochas vivas

No coração da Romênia, na pequena cidade de Costesti, um fenômeno geológico intrigante e singular atrai a atenção de curiosos, geólogos e entusiastas da natureza. Entre colinas e paisagens deslumbrantes, existem pedras que desafiam nossa compreensão convencional da geologia. Chamadas de trovants ou rochas vivas, essas formações rochosas parecem se mover, crescer e até mesmo dar origem a “pedras-bebês”.

Origem e composição dos trovants

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

Os trovants são formações geológicas notáveis devido à sua composição e aparência distintas. Compostas principalmente de arenito, essas rochas apresentam camadas externas de areia que as tornam mais resistentes à erosão em comparação com as rochas ao redor.

As rochas vivas têm sua origem em um delta pré-histórico há cerca de sete milhões de anos, na área que agora é a Romênia. Nesse ambiente, substâncias minerais se dissolveram em soluções, agindo como cimento natural para unir partículas sedimentares.

Delta

Conforme as concreções se formavam, adquiriam camadas externas duras de areia. Elas foram cresceram lentamente devido à reação da água da chuva com os minerais internos, criando o fenômeno peculiar de crescimento lento e aparência de rochas vivas.

Crescimento lento e contínuo

O que torna os trovants verdadeiramente notáveis é sua capacidade de crescimento, que ocorre a uma taxa extremamente lenta. Estima-se que essas rochas “cresçam” menos de 5 centímetros em 1.200 anos. Portanto, é um fenômeno que desafia a paciência humana.

Trovants de tamanhos variados

Quando a água da chuva interage com o conteúdo mineral das concreções de areia, suas entranhas são drenadas e isso resulta na aparência de crescimento da rocha. Esse processo pode criar áreas de crescimento que se assemelham a bolhas, gerando a impressão de que a rocha está “dando à luz” novas pedras.

Pedra trovants “dando à luz” a novas pedras

Variedade de formas e composições

Os trovants não são padronizados em termos de forma ou composição. Embora muitos tenham uma forma oval ou esférica, eles podem assumir uma ampla variedade de formas, tornando cada pedra uma peça única de arte geológica.

Trovants de aparências variadas

Ou seja, as rochas vivas têm a aparência de pedras comuns, mas o que torna essas formações únicas é a capacidade de crescer ao longo do tempo, às vezes até atingindo tamanhos impressionantes.

Os misteriosos trovants da Romênia são um testemunho da maravilha da geologia. Devido à sua natureza única, as rochas vivas atraem a atenção de geólogos, cientistas e turistas interessados em fenômenos geológicos peculiares. Enquanto continuam a desafiar nossa compreensão, essas formações são um lembrete de que o mundo natural é cheio de maravilhas e segredos a serem descobertos.

VIVIAN DE SOUZA CAMPOS

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn