VALE REGISTROU QUEDA DE VENDAS DE TODOS OS MINERAIS EXCETO MANGANÊS

VALE REGISTROU QUEDA DE VENDAS DE TODOS OS MINERAIS EXCETO MANGANÊS

A Vale registrou queda nas vendas do segundo trimestre de 2020 de quase todos os minerais que produz. As únicas exceções foram o minério de ferro, mas apenas na comparação com o trimestre anterior, e o minério de

manganês, que teve crescimento acentuado entre abril e junho passados tanto em relação ao primeiro trimestre quanto na comparação anual.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

O minério de ferro, principal produto da companhia, foi o que registrou menor baixa no período na comparação ano a ano. As 54,6 milhões de toneladas vendidas pela Vale no segundo trimestre de 2020 ficaram 5,7% acima das 51,6 milhões de toneladas dos três primeiros meses, mas representam queda de 11,8% em relação às vendas do segundo trimestre de 2019. Levando-se em conta as vendas de 106,2 milhões no acumulado do primeiro semestre, a queda foi de 9,4% sobre os seis primeiros meses do ano passado.

Já as vendas de 9,5 milhões de toneladas de pelotas no segundo trimestre representam queda de 4,9% na comparação com o trimestre anterior e de 21,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O comércio de minério e pelotas ficou 8% abaixo do volume produzido no trimestre.

Segundo a companhia, a redução ocorreu “principalmente devido ao lead time de logística entre produção e vendas CFR, com parte da produção do segundo trimestre em movimento para venda no próximo trimestre”. “Além disso, a abordagem de vendas da Vale segue uma estratégia de maximização de margem, priorizando produtos blendados em seu portfólio, o que aumenta o lead time entre produção e vendas”, afirmou a empresa.

Com relação ao níquel, as vendas atingiram 42,4 mil toneladas no segundo trimestre, 4,1% abaixo dos primeiros três meses de 2020 e 26,3% menor que as vendas do segundo trimestre do ano passado. De acordo com a empresa, “o volume menor de vendas deveu-se, principalmente, à contínua demanda fraca decorrente das condições econômicas provocadas pela pandemia da Covid-19”.

A Vale também atribuiu ao coronavírus a queda nas vendas de cobre. A comercialização de 83,5 mil toneladas do metal vermelho foi 6,4% menor na comparação trimestral e teve queda de 12,1% sobre as vendas do segundo trimestre de 2019. Segundo a companhia, a redução foi resultado da paralisação das atividades na mina de Voisey’s Bay, no Canadá, posta em care and maintenance por causa da Covid-19.

No caso do carvão, as vendas de 1,3 milhão de toneladas entre abril e junho ficaram 11,6% abaixo do comércio de 1,5 milhão de toneladas nos três meses anteriores e 33,8% menores que os 2 milhões de toneladas do segundo trimestre de 2019.

Na contramão dos demais minerais, as vendas de manganês registraram forte avanço no segundo trimestre, quando foram comercializadas 270 mil toneladas do minério. O volume representa crescimento de 23,3% sobre as 219 mil toneladas do primeiro trimestre e de 193,5% em relação às 92 mil toneladas vendidas entre abril e junho de 2019.

Fonte: Notícias de Mineração Brasil/ADIMB

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn