Workshop dos 53 anos da AGEGO

Discurso de abertura do evento proferido pelo Presidente da AGEGO:

DISCURSO FINAL DE 53 ANOS DA AGEGO

Boa tarde a todos!

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

É com muita satisfação que a AGEGO – ASSOCIAÇÃO DOS GEÓLOGOS DE GOIÁS, está realizando mais uma confraternização da categoria em homenagem aos 53 anos de sua fundação que ocorreu em 10 /12 /1969, com a denominação original de AGECO (ASSOCIAÇÃO DE GEÓLOGOS DO CENTRO-OESTE) e tendo como seu primeiro presidente o GEÓLOGO ARIPLÍNIO ANTÔNIO NILSON, que já nos deixou, mais ainda estão presentes membros da antiga geração, merecendo destaque pela sua atuação na nossa entidade os geólogos Vanderlei Araújo, Eduardo Cavalcante, Hélios Godoi, Nelson Guzzo, Wanderlino Teixeira, Tércio Pina, Carlos Oiti, José Domingos Baêta, Nassri Bittar, Luiz Carlos Moreton, Luíz Vessani, Antônio Sales, entre outros

Gostaria de agradecer o empenho da atual diretoria o nosso Vice-Presidente: José de Araújo Nogueira Neto; Secretária: Heloisa Helena A. B. Silva e Tesoureiro: Antônio Sales Teixeira e no CONSELHO FISCAL –: Gilmar José Rizzotto, Lincoln Siepierski, Paulo Fernando V. Boas e Francisco Sene Rios.

Neste momento gostaria de fazer um registro especial de agradecimento a dedicação de uma mulher geóloga Dra. Heloisa Helena A. Barbosa da Silva, que durante mais de 40 anos se dedicou com afinco a AGEGO, sempre à frente das nossas atividades e ainda integrante da nossa atual diretoria.

Durante todos estes 53 anos a nossa entidade atuou de forma efetiva com ações em defesa principalmente das condições de trabalho e do mercado de trabalho do geólogo, com…

  • AÇOES JUNTO ÀS EMPRESSAS DE MINERAÇÃO EM DEFESA DO PAGAMENTO DE DIÁRIAS E DE FOLGAS DE CAMPO
  • PARTICIPAÇÃO DA ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE 1988;
  • Atuação expressiva na CÂMARA DE GEOLOGIA E MINAS DO CREA-GO, em defesa das atribuições da nossa profissão e na regulamentação profissional.
  • MOBILIZAÇÃO DA CATEGOIA DE GEÓLOGOS através de eventos técnico-científicos e confraternizações da categoria como a COMEMORAÇÃO DO DIA DO GEÓLOGO (Lives, inclusive durante a Pandemia)

 Implantação do site da AGEGO, instrumento muito eficiente na divulgação das ações da entidade e de notícias do setor mineral

  •  Atuação em Parceria com a AEMGO -Associação dos Engenheiros de Minas de Goiás. Em especial com o presidente, nosso amigo Augusto Gusmão.
  • Ações juntamente com a FEBRAGEO nos discursões de ações que beneficie os Geólogos e suas atribuições profissionais.
  • Encaminhamento ao Congresso nacional   de sugestões sobre as alterações do código de mineração.
  • Atuação em Parceria com a AEMGO -Associação dos Engenheiros de Minas de Goiás.
  • Encaminhamento de propostas aos candidatos ao Governo do Estado de Goiás.
  • MOVIMENTO CONTRA O DESMONTE DO SETOR MINERAL NO ESTADO DE GOIÁS.

1- Contra o fechamento da METAGO, com perda inclusive o seu acervo técnico.

2-ATUAÇÃO contra o fechamento pelo Governo do Estado do CTM (Centro de Tecnologia Mineral) em defesa deste importante instrumento para o setor mineral do estado.

 3-EXTINÇÃO DA SUPERINTENDENCIA DE MINERAÇÃO DO ESTADO DE GOIÁS

4- Ações contra a CRIAÇÃO DA TAXA DE EXPLORAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS no estado de Goiás.

Este evento é muito importante e marca uma nova etapa da nossa entidade, com a eleição de uma nova geração de geólogos, na diretoria, encabeçada pelo geólogo Jonatas Carneiro, que com certeza saberão manter a nossa tradição de luta em defesa categoria de geólogos e engenheiros geólogos, através da  congregação destes  profissionais atuantes no Estado de Goiás, na busca por  melhores  condições de trabalho  e remuneração além de debates  das questões relativas ao  setor mineral do estado de Goiás, visando resguardar o patrimônio mineral do estado e  em defesa do Setor Mineral Goiano, no sentido de  viabilizar a implantação de novos empreendimentos mineiros no nosso  estado.

Gostaria de agradecer a presença de todos as autoridades presentes e em especial aos nossos patrocinadores CREA-GO, EDEM, BRASIL MINÉRIOS, MINERVA (MINERAÇÃO VÃOZINHO), HP CONSULTORIA e AECPRM-GO (Associação dos Empregados da CPRM-GO).

O Estado de Goiás tem sua história intimamente ligada à produção mineral e já foi terceiro maior produtor mineral do País, atrás apenas do Pará e de Minas Gerais, e acaba de perder esta posição para a Bahia, por falta de uma política regional de fomento ao setor mineral. Em termos econômicos apesar do setor mineral, ocupar o segundo lugar na composição do PIB Goiano, estando abaixo apenas da agropecuária (grãos e carne), não vem recebendo a devida atenção pelo governo do estado.

As ações do estado, com a extinção definitiva da METAGO, fechamento do CTM – Centro de Tecnologia Mineral, subordinação do setor à Secretaria de Industria e Comercio e Serviços, inicialmente como uma Superintendência e agora rebaixado para uma Gerência de Minas, subordinada a Superintendência de Gestão Estratégica do Setor Produtivo, além da Implantação da taxa de Exploração de Recursos Minerais (TRM) sobre todas as atividades de exploração de Recursos Minerais, envolvendo: Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerais, vem causando sérios problemas ao Setor Mineral Goiano.

Nesse sentido constatamos que a atual política do estado de Goiás, voltada ao setor mineral, vem gradativamente desestimulando a atividade mineral no estado e é imperioso novas ações, no sentido de valorizar e estimular a atividade mineral em Goiás com desenvolvimento, geração de empregos e renda.

É imperioso que o Governo de Goiás, restabeleça um órgão responsável pela coordenação da política do Setor Mineral do Estado e promova o fomento à mineração de modo a proporcionar oportunidades de investimentos no setor mineral goiano.

A mineração é uma atividade essencial na produção de matérias primas destinadas a todos os setores econômicos e é responsável por geração de insumos básicos para a economia do estado. Esses insumos são necessários e movimentam uma cadeia produtiva que inclui transporte, construção civil, sistema elétrico e de energia, saneamento básico, além da indústria de alimentos e do agronegócio.

 ULTIMAMENTE TEM SE CONSTATADO UMA RÁPIDA E CONSTANTE EVOLUÇÃO DO CONSUMO PELA SOCIEDADE DE NOVAS SUBSTÂNCIAS MINERAIS, TORNANDO-SE NECESSÁRIO AGREGAR NOVOS CONHECIMENTOS E PROFISSIONAIS GEÓLOGOS CAPACITADOS PARA ATENDER ESTAS DEMANDAS, ATRAVÉS DA DESCOBERTA E VIABILIZAÇÃO DE NOVAS JAZIDAS MINERAIS.

ALÉM DISSO PRECISAMOS DEMONSTRAR À SOCIEDADE A IMPORTÂNCIA DO GEÓLOGO NO ATENDIMENTO DAS DEMANDAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS DA ÁREA DA GEOCIÊNCIAS, ATRAVÉS DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E QUE AGREGUEM VALOR AOS BENS MINERAIS DE CONSUMO.

Muito obrigado!

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn