RNN
Estudante potiguar de Geologia é premiado internacionalmente em concurso
Matteus Fernandes
Repórter
O estudante potiguar Silas Costa, de 24 anos, foi premiado em um concurso internacional promovido pela universidade britânica de Oxford e endossado pela Unesco. Estava em disputa a melhor identidade visual para o Dia Internacional da Geodiversidade, evento que terá a sua primeira edição em outubro do ano que vem. A disputa envolvia pessoas ao redor do mundo, com idade de até 30 anos.
Silas Costa é aluno do curso de Geologia da UFRN

Silas Costa é aluno do curso de bacharelado em Geologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ele espera que a honraria traga mais interesse e respeito ao tema da Geoconservação nos espaços científicos da universidade.

“Fico feliz porque represento o Seridó enquanto filho de seridoense e também que podemos chegar onde quisermos por meio da ciência. Acredito que agora podemos espalhar mais ainda que a Geodiversidade faz parte da natureza, e se queremos um futuro melhor para as gerações que vem aí, devemos conservá-la e entendê-la”, disse o estudante, que é integrante do Geoparque Aspirante Seridó.
Identidade visual vencedora, desenvolvida por Silas Costa

O concurso conquistado pelo estudante potiguar foi lançado no ano passado. Ele disputou contra pessoas do mundo todo e teve o trabalho julgado por experts da área de Geodiversidade e engajamento público em geociências. A inspiração para o logotipo desenvolvido por Silas Costa foi fácil e veio de perto, onde ele vive, inclusive.

“A Geodiversidade é a diversidade de elementos naturais abióticos, entendidos como “não-vivos”, mas que na verdade em forma de água, minerais, rochas, fósseis e montanhas é a expressão exata para que haja vida na Terra. Queria colocar em minha logo que sem a diversidade geológica não tem como termos uma vida sustentável na Terra, por isso pensei no lema ‘The diversity sustains the Life’. Como Coordenador de Marketing e Geocientista que atua no Geoparque Seridó pensei que deveria ter coisas que referissem a diversidade do território do Seridó, então várias cores e formas foram pensadas no Seridó”, explica o estudante.
Dia Internacional da Geodiversidade 
O Dia Internacional da Geodiversidade é uma iniciativa que partiu dos delegados e da organização da Oxford Geoheritage Virtual Conference, que aconteceu em maio de 2020 e foi promovida pelo Museu de História Natural da Universidade de Oxford, Reino Unido.
O primeiro Dia Internacional da Geodiversidade acontecerá em 6 de outubro de 2022. A proposta foi aprovada pelo Comitê Executivo da Unesco e pela Comissão de Ciências Naturais da mesma organização.
Fonte: Tribuna do Norte

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn