MEIO AMBIENTE – Vale produz areia sustentável para diminuir rejeitos de barragens

VALE

MEIO AMBIENTE

Vale produz areia sustentável para diminuir rejeitos de barragens

Empresa investiu R$ 50 milhões em tecnologia nas operações de minério na Mina de Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo, para ceder produto à construção civil


Roger Dias

Mina
Areia é produzida e escoada na Mina de Brucutu(foto: Vale/Divulgação)

Com um investimento em torno de R$ 50 milhões desde 2014, a Vale iniciou a produção de areia para reduzir o descarte de rejeitos na operação de minério em Minas Gerais. O material produzido tem sido destinado para a venda ou doação para uso na construção civil.

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

“Queremos fazer com que nossas operações sejam sustentáveis dentro do conceito de economia circular, onde, em vez de dispor esse produto em estruturas geotécnicas, trazemos isso para a economia. Cada tonelada que conseguimos destinar como produto, deixamos de colocar uma tonelada dentro de uma estrutura de barragem, o que traz uma solução ambiental”, afirma o gerente de Novos Negócios da Vale, André Vilhena.

Para que a operação fosse feita, a empresa investiu em pesquisas em parcerias com várias universidades e instituições internacionais. Além da estrutura existente nas minas de minério de ferro, a companhia também conta com a rede ferroviária e rodoviária já desenvolvida para escoamento da areia para mercados em Minas, Espírito Santo, Distrito Federal e São Paulo.

Para Vilhena, o processo desenvolvido pela Vale ajuda a minimizar os impactos na natureza: “Hoje, o consumo de areia no mundo está na faixa de 40 a 50 bilhões de toneladas. É um consumo muito elevado, o segundo maior recurso mais consumido. E grande parte desse consumo é feito de forma predatória e ilegal, nos leitos de rios e lagoas, o que vem causando problemas ambientais. No Brasil, são mais de 300 milhões de toneladas de consumo de areia. Quando trazemos o produto da Vale, conseguimos uma solução para essa extração predatória”.

O gerente-executivo de Licenciamento Ambiental da Vale, Rodrigo Dutra Amaral, afirma que a areia sustentável passou por vários testes de insalubridade: “Nossa areia tem estabilidade química, em função de passar por processo industrial. Do ponto de vista ambiental, ela tem sílica e um teor pequeno de ferro, com coloração mais escura. A areia não apresentou nenhuma reação tóxica nos testes”.

De acordo com Bruno Batista, engenheiro responsável pela operação de areia na Mina Brucutu, a areia sustentável apresentou resultados melhores no uso na construção civil: “Em termos práticos, o produto é o mesmo. A diferença é que nossa areia é retirada de uma fonte sustentável. A areia tem se demonstrado com qualidade melhor do que a areia natural, principalmente pelo controle de qualidade e pela estabilidade de fornecimento. Temos longa tradição nesses processos. A aplicação da areia traz resultados melhores”.

No ano passado, a Vale também inaugurou a Fábrica de Blocos do Pico, em Itabirito, primeira planta piloto de produtos para fabricação de blocos e artefatos para a construção civil, cuja matéria-prima principal é o rejeito da atividade de mineração. Pesquisadores do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) atuam e supervisionam as etapas de produção.

Em outra frente, a empresa vem desenvolvendo tecnologia para aumentar o processamento de seus minérios a seco, ou seja, sem o uso de água. “Temos uma diferenciação de processos nas operações de Minas Gerais e Pará pela qualidade do material. Em Carajás, temos um minério com maior qualidade no momento da extração. Com isso, o processo é mais simplificado e não passa por todas as etapas que temos em Minas. Aqui, as minas são de maioridade e os minérios têm uma qualidade pior que de Carajás. O processo de Carajás não tem a etapa de concentração, por isso dizemos que o processamento é seco”.

Fonte: Estado de Minas

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn