TRANSIÇÃO ENERGÉTICA – SGB assina parceria no PDAC 2024 para impulsionar pesquisas

sgbacordo


TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

SGB assina parceria no PDAC 2024 para impulsionar pesquisas

vila-rica-parceiro
vila-rica-parceiro
previous arrow
next arrow

Dentre os projetos que poderão ser viabilizados estão pesquisas minerais, com foco em minerais críticos para a transição energética e a segurança alimentar.

O diretor de Geologia e Recursos Minerais do Serviço Geológico do Brasil (SGB), Valdir Silveira, e o diretor Nacional e Internacional de Geociências do Serviço Geológico Britânico (BGS, na sigla em inglês), David Schofield, assinaram acordo-quadro de cooperação para impulsionar o desenvolvimento das geociências durante o PDAC 2024 (Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada).

Dentre os projetos que poderão ser viabilizados estão pesquisas minerais, com foco em minerais críticos para a transição energética e a segurança alimentar, como minerais de lítio, grafita, urânio, fosfato e potássio, além de estudos que contribuem para otimizar a gestão dos recursos hídricos. “É um momento histórico em que duas instituições, líderes em pesquisas geocientíficas, unem esforços. A parceria representa o fortalecimento da relação bilateral entre Brasil e o Reino Unido para o desenvolvimento de soluções inovadoras, com base em evidências científicas. O resultado de nossas ações beneficiará não apenas nossos países, mas o mundo”, destacou Silveira.

O novo acordo evidencia a relevância do SGB no cenário internacional. Com parcerias em mais de 20 países, incluindo França e China – que tiveram acordos firmados recentemente – o SGB reafirma o compromisso em promover o avanço das geociências e contribuir para o desenvolvimento sustentável global. O memorando prevê a troca de dados, informações e procedimentos de laboratórios para transferência de tecnologias, além do intercâmbio entre os profissionais e realização de pesquisas colaborativas – tanto na área de geologia e recursos minerais quanto de hidrologia e gestão territorial. A parceria possibilitará o aprimoramento da capacidade técnica e científica das instituições, de modo a otimizar os serviços oferecidos às comunidades locais, negócios e indústria. Além de pesquisas sobre transição energética, a parceria visa aprofundar estudos nas áreas de geoquímica e geofísica exploratórias e modelagem de potencial mineral, o que permite avanços no conhecimento geológico. Na área de hidrologia e gestão territorial, poderão ser desenvolvidos projetos relacionados a águas subterrâneas e disponibilidade hídrica.

Pesquisadores e a diretoria-executiva do SGB participam da comitiva brasileira, coordenada pela Agência para o Desenvolvimento e Inovação do Setor Mineral Brasileiro (ADIMB), para missão oficial à Convenção Anual da Prospectors & Developers Association of Canada (PDAC 2024), que ocorre entre 3 e 6 de março, em Toronto, Canadá. O principal objetivo do SGB no PDAC 2024 é apresentar para a comunidade internacional o potencial mineral do Brasil, por meio de palestras técnicas e apresentação de projetos e produtos. Além disso, a instituição busca fortalecer e ampliar a rede de cooperação com instituições de pesquisa internacionais e governos de outros países.

Fonte: Brasil Mineral

COMPARTILHE

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn