Serra do Tapa pode ter 70 milhões t.

PorAGEGO Goiás

Serra do Tapa pode ter 70 milhões t.

 

Serra do Tapa pode ter 70 milhões t.

A Horizonte Minerals Plc anunciou estimativa inicial de recursos minerais NI 43-101 para o depósito de níquel da Serra do Tapa. São 70,3 milhões de toneladas, com teor de 1,22% de níquel. O depósito é 100% da Horizonte Minerals e mostra um crescimento de 30% em tonelagem com a adição do depósito Serra do Tapa.

Uma porção significativa de saprolito de alto teor dentro do depósito é passível de rota do processo do RKEF para produzir ferro-níquel, potencialmente fornecendo uma fonte adicional de alimentação de alta qualidade para o projeto Araguaia. Os recursos minerais medidos e indicados pela companhia somam 280 milhões de toneladas, com 3,5 milhões de toneladas de níquel contido e 155 mil toneladas de cobalto contido.

Jeremy Martin, Diretor Executivo da Horizonte, comentou: “O lançamento do novo Recurso Mineral NI 43-101 cobrindo o depósito da Serra do Tapa é outro desenvolvimento empolgante para a companhia e aumenta nossa base total de recursos agregados de níquel em 30%. O recurso é de alta qualidade e escalável, usando um teor de corte de 1,2% de níquel e fornece mais de 41 milhões de toneladas de Recursos Minerais na categoria Medidas e Indicadas com teor de 1,4% de níquel. Atualmente, a empresa tem 100% de propriedade de um distrito de níquel, com mais de 280 milhões de toneladas de recursos (na categoria medida e indicada), em um dos maiores distritos de mineração do Brasil, o distrito de Carajás, que possui boa infraestrutura, água e energia. e mão de obra qualificada. Isso gera potencial para a Horizonte desenvolver dois centros de mineração distantes um do outro, o primeiro no sul de Araguaia, onde estamos desenvolvendo uma operação de ferro-níquel para produzir cerca de 14.500 toneladas de níquel com a fábrica Stage 1 expansível para 29.000 toneladas de níquel por ano. O segundo centro de produção no norte, no projeto de níquel-cobalto de Vermelho, que tem capacidade para produzir 15.000 a 18.000 toneladas por ano de níquel e cobalto associado. Agora temos material adicional de alta qualidade do depósito da Serra do Tapa que poderia servir a qualquer operação”.

Fonte: Brasil Mineral

 

Sobre o autor

AGEGO Goiás editor